Investimento de mais de 50 milhões de reais beneficiará a cidade e promoverá a universalização dos serviços de saneamento básico, para avanços significativos
Nesta sexta-feira (21), o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, está no litoral norte, nas cidades de Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião. Durante a agenda, serão realizadas importantes ações para o desenvolvimento da região. Em Caraguatatuba e Ilhabela a assinatura de autorização para início das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário e em São Sebastião visita à Vila de Passagem, em Topolândia e acompanhamento de colocação de telhados do 3º edifício da CDHU, na Praia da Baleia.
Em Caraguatatuba, o governador e o prefeito da cidade participaram de uma cerimônia pela manhã para assinar a autorização de início das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES). Nessa primeira fase do projeto, serão atendidos os bairros Martim de Sá, Jaraguazinho, Jardim Terralão, Cidade Jardim e Golfinhos.
Durante o evento, o governador Tarcísio ressaltou a relevância do saneamento básico para a população e destacou o lançamento do programa UniversalizaSP, iniciado nesta semana, que tem como objetivo agilizar a universalização dos serviços de saneamento em São Paulo e fornecer apoio técnico às prefeituras e autarquias municipais de água e esgoto, auxiliando na estruturação e modelagem de projetos de expansão, de acordo com as metas estabelecidas pelo Novo Marco do Saneamento.
“É um programa que vai bem em cheio na linha da universalização da prestação de serviço de saneamento, na linha do cumprimento das metas do marco de saneamento básico. Quem não tem saneamento não aprende na escola, não tem saúde, não tem produtividade, não consegue trabalhar. Então a falta de saneamento básico é uma chave no Brasil”, afirmou Tarcísio.
Em Caraguatatuba, mais de 50 milhões de reais serão investidos no saneamento, com mais de 1.800 ligações, cerca de 23 quilômetros de rede e 3 estações elevatórias, beneficiando aproximadamente 17 mil pessoas nos bairros contemplados. “Além desses bairros, a gente vai avançar mais ainda. Então, em 99%, estamos caminhando na direção dos 100%. Ou seja, em pouco tempo, Caraguatatuba vai ser um município absolutamente integrado com universalização de água, com universalização de esgoto. E isso é fundamental, principalmente para uma cidade que tem uma grande população flutuante”, enfatizou Tarcísio.
O prefeito Aguilar Junior também comemorou o avanço do esgotamento sanitário na cidade: “Quando a gente vê Caraguatatuba, uma das cidades que mais cresce na nossa região, a gente tem que pensar em tudo e também no sistema de esgotamento sanitário, de saneamento básico. Eu julgo hoje como mais um avanço”, afirmou.
Após o evento em Caraguatatuba, o governador seguiu para Ilhabela para a ssinatura de autorizo para início das obras do sistema de esgotamento sanitário para os bairros Praia Grande e Curral e entrega da Balsa FB 25 Travessia São Sebastião Ilhabela.
Veja também: Tarcísio de Freitas visita São Sebastião nesta sexta (21)
Comentários