VALORIZAÇÃO DA CULTURA

Dia Nacional do Hip Hop tem programação especial, em Caraguatatuba

Evento que celebrará a data realiza-se no morro do Algodão, no domingo (11); programação contará com apresentação de diversos artistas da cidade

Redação
Publicado em 09/08/2024, às 19h42 - Atualizado às 20h21

FacebookTwitterWhatsApp
Cultura Hip Hop, em Caraguatatuba, tem muitos adeptos e movimenta bairros da cidade - Reprodução/ Instagram
Cultura Hip Hop, em Caraguatatuba, tem muitos adeptos e movimenta bairros da cidade - Reprodução/ Instagram

O Dia Nacional do Hip Hop é celebrado neste domingo (11). O movimento tem quatro pilares principais: MC ou rap, Dj, breakdance e graffiti. A cultura surgiu no Bronx, nos Estados Unidos, em meados de 1973, e ganhou adeptos mundo afora. No Brasil, a data em celebração ao Hip Hop foi instituída em 20 de novembro do ano passado, dia da Consciência Negra, por meio de um projeto de lei com o objetivo de fomentar e valorizar a cultura. Para destacar a importância da data, em Caraguatatuba, no litoral norte a comemoração terá uma programação especial.  

O evento ocorre no domingo (11), a partir das 13h, no Polo Cultural do Morro do Algodão e contará com a participação dos artistas locais: Real Rua; Mano Azul; MC Josh; Poderground; DJ André; Branco Peretti (Grafitti); Bianca Coitim (Graffiti); Maria Diva; Ronald RP; DJs André e Bacana; Mano MG; Ricardo MC; Aesttg; grupo WE; Grupo TKS; Matheus ZZZ; B.Boy Água One e Batalha do Morro.

A entrada é gratuita. O Polo Cultural Morro do Algodão fica  na rua São Miguel, 825/889.

Hip Hop

O Hip Hop foi reconhecido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) como Patrimônio Cultural Imaterial (Lei 498/2021). É um movimento urbano cultural que surgiu nos Estados Unidos nos anos 1970, no Bronx de Nova York, resultado dos confrontos e trocas culturais entre negros norte-americanos, jamaicanos e porto-riquenhos. O movimento tem como pauta principal a luta contra o racismo; ele busca, por meio da arte, transformar realidades sociais.

Os quatro pilares relacionados ao movimento têm, em seus elementos, a dança, por meio do breakdance, a música e poesia, com o rap, a batida, com os dj's e a pintura, com os graffitis.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!