CHUVARADA

Defesa Civil estadual vai à Caraguatatuba após chuva torrencial

Chuva de cabeceira, principalmente na área do Parque Estadual da Serra do Mar, registrou acumulados de 80 milímetros em aproximadamente uma hora

Redação
Publicado em 08/03/2024, às 15h00 - Atualizado às 15h21

FacebookTwitterWhatsApp
Defesa Civil do estado percorreu os pontos mais atingidos pelas chuvas em Caraguá - Prefeitura de Caraguatatuba
Defesa Civil do estado percorreu os pontos mais atingidos pelas chuvas em Caraguá - Prefeitura de Caraguatatuba

Caraguatatuba recebeu, na quinta-feira (7), a visita de um grupo de representantes da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do estado, que foi oferecer apoio ao município do litoral norte de São Paulo, após o impacto causado pela chuva torrencial da noite de quarta-feira (6). A cidade foi atingida por uma chuva de cabeceira (cabeça d'água), principalmente na área do Parque Estadual da Serra do Mar, com acumulados de cerca de 80 milímetros em aproximadamente uma hora.

Durante a visita, o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Júnior, levou os integrantes da Defesa Civil do estado para percorrer os pontos mais atingidos pelas chuvas, como o rio do Ouro, os bairros do Caputera e Martim de Sá e o rio Guaxinduba, na altura do Cantagalo, onde uma ponte de pedestres, que atravessa o rio, foi arrastada pelas águas.

Em decorrência das chuvas, que ainda persistem na cidade, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta, na quinta-feira (7), para Caraguatatuba, destacando a possibilidade de movimentos de massa moderados no município. O documento emitido pelo Cemaden colocou o Plano Preventivo da Defesa Civil do município em 'Estado de Atenção'. O alerta de risco de nível moderado significa que há possibilidade de deslizamentos de encostas e queda de blocos, com impactos à população em áreas de risco.

Tanto os integrantes da Defesa Civil quanto das secretarias municipais prosseguem, nesta sexta-feira (8), vistoriando as áreas de risco para possível deslizamento de terra. A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) faz o rescaldo de limpeza e operação bota-fora nos bairros.

Previsão

De acordo com o Ceptec/Inpe (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), nesta sexta-feira (9) são esperados 4 milímetros na região sul de Caraguatatuba; 3 milímetros na região central e 5 milímetros na região norte.

No sábado (9), as chuvas devem persistir. São previstos 26 milímetros na região sul; 11, na região central e 13 milímetros na região norte. Em caso de emergência, o munícipe deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!