ATENÇÃO!

Defesa Civil de Caraguatatuba mantém alerta para áreas de risco

Em vistoria realizada na segunda-feira (28), foram notificadas 19 áreas com risco moderado de movimentação de terra e trecho com deslize de barreira

Gabriela Petarnella
Publicado em 29/08/2023, às 14h00

FacebookTwitterWhatsApp
Defesa Civil está monitorando casas em áreas de risco de movimentação de massa, após fortes chuvas do final de semana. - Prefeitura Caraguatatuba
Defesa Civil está monitorando casas em áreas de risco de movimentação de massa, após fortes chuvas do final de semana. - Prefeitura Caraguatatuba

A Defesa Civil de Caraguatuba mantém o processo de monitoramento das 19 áreas de risco de deslizamentos moderados e da queda de barreira entre as praias da Cocanha e Mococa, na região norte do município, após alerta emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, na segunda-feira (28). 

As fortes chuvas atingiram o município entre os dias 25 e 28. A previsão do sistema de monitoramento Geopixel Monitor, da prefeitura, ainda aponta a possibilidade de chuvas persistentes para os próximos dias e, por isso, a Defesa Civil decidiu manter o alerta e a vigilância nestas áreas como medida de precaução. 

O volume de chuva registrado nas últimas 24 horas foi 58,0 mm, junto aos 154,0 mm acumulados nas 72 horas anteriores. Portanto, a orientação é de que em caso de indícios de movimentação de terra, forte movimentação de árvores, rachaduras em imóveis ou possíveis emergências, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. O número funciona com plantão de 24h.

Queda de barreiras

O trecho Km 87 + 300 ficou parcialmente interditado durante a segunda-feira (28) em função de um escorregamento de terra. À noite, por volta das 22h, outro deslizamento afetou os dois sentidos da pista, mas a equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) removeu os novos detritos, liberando novamente um dos lados da estrada que até o momento, segue com a operação para e siga sob monitoramento dos agentes do Departamento de Estrada de Rodagens de São Paulo (DER/SP) e da Polícia Militar Rodoviária. 

Com a liberação da rodovia da Tamoios, na manhã desta terça-feira (29) o trânsito nas serras voltaram à sua configuração normal, com o trânsito sentido litoral fluindo somente pela Serra Antiga e o trânsito sentido São José dos Campos fluindo somente pela Serra Nova. Por questões de segurança, em caso de novas chuvas, o trecho de Serra Antiga poderá ser interditado novamente e a Operação Comboio com Pare & Siga será acionada na Serra Nova. 

Transporte público

Outro serviço afetado pelas fortes chuvas foi o sistema de ônibus municipais. A Linha 406 – Jarguazinho/Hospital Regional voltou a fazer o itinerário habitual nesta terça-feira (29), após ser temporariamente suspensa ontem (28), em decorrência da interdição da Serra Antiga. Enquanto a Linha 401 – Rio do Ouro/Cantagalo, também retornou a normalidade em seu percurso de rotina.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!