A coleta seletiva recolheu cerca de 100 mil kg de materiais recicláveis no 1º semestre do ano em todas as regiões de Caraguá. Com o nome ‘Recicla Caraguá’, o projeto é desenvolvido pela ONG Maranata Ecologia, por meio de um convênio com o governo municipal. O material coletado é composto por papelão, papel, plásticos, vidro, além de alumínio, ferro e outros metais. Conforme o relatório da Maranata Ecologia, foram recolhidos: 5,94 toneladas em janeiro; 11t em fevereiro; 16,7t em março; 14,19t em abril; 27,47t em maio; e 24,7t em junho.
Trabalho social A coordenadora da ONG, Maria das Mercês, a Teko, disse que o ‘Recicla Caraguá’, além de preservar o meio ambiente, desenvolve um trabalho social com moradores de rua. Segundo ela, essas pessoas são encaminhadas para clínicas de recuperação, abrigadas e orientadas com palestras de saúde. O fornecimento de cestas básicas e a inclusão delas no mercado de trabalho também fazem parte do projeto.
Hábito Ainda segundo a coordenadora Teko, o programa conta com 17 triadores e outros 5 funcionários, entre motorista e de suporte administrativo. A coleta é semanal e os moradores, que já tem o hábito de separar o lixo, podem ligar para o centro de triagem do ‘Recicla Caraguá’ e informar o endereço, que o caminhão faz a retirada.
Recicla Caraguá: Rua Três, 121, Ponte Seca Mais informações: (12) 3883-2388
Comentários