CICLONE EXTRATROPICAL

Ciclone adia início do Festival do Camarão em Caraguatatuba

Início do Festival estava marcado para sexta-feira (14), mas devido a alertas da Marinha e Defesa Civil, abertura ficou para terça-feira, 18 de julho

Da redação
Publicado em 13/07/2023, às 15h04 - Atualizado às 15h34

FacebookTwitterWhatsApp
Serão 19 barracas de alimentos e refeições preparados à base de camarão e mandioca Ciclone adia início do Festival do Camarão em Caraguatatuba Prato de camarão - Prefeitura de Caraguatatuba
Serão 19 barracas de alimentos e refeições preparados à base de camarão e mandioca Ciclone adia início do Festival do Camarão em Caraguatatuba Prato de camarão - Prefeitura de Caraguatatuba

O ciclone extratropical "melou" a abertura da 24ª edição do Festival do Camarão de Caraguatatuba, que estava marcada para sexta-feira (14). Após alerta da Marinha do Brasil e recomendação da Defesa Civil, a prefeitura de Caraguatatuba e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) decidiram adiar a abertura do Festival para terça-feira, dia 18 de julho.

A mudança se deve ao alerta emitido pela Defesa Civil que prevê rajadas de ventos superiores a 60 km/h em todo o litoral norte, entre esta quinta-feira (13) e sexta-feira (14).

Com isso, a abertura doFestival do Camarão será na terça-feira (18), às 18h, e seguirá com a programação até 30 de julho. A entrada é gratuita.

Segundo a administração municipal, o Festival tem como objetivo valorizar, preservar, proteger e divulgar o patrimônio cultural e imaterial de Caraguatatuba para as gerações futuras, sobretudo o patrimônio cultural arraigado à vida pesqueira dos caiçaras do litoral norte de São Paulo. Tem, ainda o propósito de ser fonte de geração de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão da praia do Camaroeiro após o período de defeso.

Quitutes e artes

Festival vai de 18 a 30 de julho Ciclone adia início do Festival do Camarão em Caraguatatuba Cartaz do Festival do Camarão de Caraguatatuba (Divulgação/Prefeitura de Caraguatatuba)

Nesta edição, o Festival contará com 21 barracas, sendo 19 de alimentos e refeições preparadas à base de camarão e mandioca e duas barracas de doces caseiros e tradicionais da região, com preços que variam entre R$ 7 e R$ 70.

Além das barracas de quitutes, haverá, ainda, a área das tendas de artesanato e artes plásticas, com obras confeccionadas por artistas e artesãos locais, o espaço do Rancho e Casa Caiçara, cunhagem da canoa e o oratório de São Pedro. E a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca terá um stand com produtos à base de cambuci. A expectativa da organização é que mais de 100 mil pessoas compareçam à Praça da Cultura durante os dias de festa.

Corrida de Canoa Caiçara

Ainda durante o Festival, no último domingo de festa, dia 23 de julho, será realizada a tradicional Corrida de Canoa Caiçara, às 9h, na praia do Centro, nas categorias solo masculino, dupla masculina, dupla feminina e dupla mista.

A atividade reúne canoeiros de todas as idades e cidades do litoral norte, com premiação para os participantes. As inscrições para a corrida são gratuitas e podem ser realizadas a partir das 7h30. Quem não tiver canoa, pode participar das baterias com as embarcações que serão cedidas pela Fundação. 

Leia também: Perigo: Inmet emite alerta laranja para ventos em todo o litoral de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!