TURISMO BRASILEIRO

Caraguatatuba é finalista no Prêmio Nacional de Turismo 2023

Projeto da Vila Turística de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha é reconhecido no prêmio que valoriza iniciativas do turismo brasileiro

Redação
Publicado em 27/09/2023, às 21h53

FacebookTwitterWhatsApp
Caraguatatuba no Prêmio Nacional de Turismo 2023: Destaque com Vila Turística de Pescadores na Praia da Cocanha - Divulgação PMC
Caraguatatuba no Prêmio Nacional de Turismo 2023: Destaque com Vila Turística de Pescadores na Praia da Cocanha - Divulgação PMC

A cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, conquistou seu lugar entre as 410 propostas selecionadas para concorrer ao Prêmio Nacional de Turismo 2023, promovido pelo Ministério do Turismo. O destaque vai para o projeto inovador da "Vila Turística de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha", que coloca o município na corrida pelo reconhecimento nacional.

O Prêmio Nacional do Turismo 2023, com o tema "o turismo transformando vidas", celebra aqueles que contribuem para o crescimento e fortalecimento do turismo brasileiro, reconhecendo-o como um dos setores econômicos com maior potencial para gerar empregos, renda e promover a inclusão social e a sustentabilidade ambiental.

Além de reconhecer as iniciativas exemplares, o prêmio tem o objetivo de disseminá-las por outros destinos brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento do turismo em todo o país. O engajamento resultante do reconhecimento desempenha um papel fundamental na promoção do crescimento do setor.

O resultado final do Prêmio Nacional do Turismo 2023 será anunciado no dia 15 de dezembro, por meio do site oficial do Ministério do Turismo. Os vencedores serão agraciados com troféus e certificados, entregues pelo Ministério do Turismo aos primeiros colocados de cada uma das 10 categorias.

As categorias abrangem uma ampla gama de aspectos do turismo, incluindo governança e gestão, sustentabilidade ambiental, economia criativa, promoção do patrimônio cultural e natural, formação profissional e inserção produtiva, marketing turístico, turismo de base comunitária, e melhoria do ambiente de negócios para atração de investimentos privados.

Vila Turística dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha

fazenda de mexilhões no mar de Caraguatatuba
Fazenda de Mexilhão da Vila, considerada a maior do estado – Imagens: PMC

Sob a orientação direta da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, a Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Mapec) atua para garantir o uso responsável dos recursos ambientais e a proteção da biodiversidade costeiro-marinha. Isso resulta na preservação das funções sociais e culturais do território, bem como em seu desenvolvimento sustentável.

A iniciativa encontrou no turismo de base comunitária uma maneira eficaz de gerar emprego e renda suplementar, especialmente durante os períodos de recuperação da produção ou de engorda dos moluscos.

Hoje, a Vila Turística oferece experiências únicas, como mergulhos panorâmicos e passeios à Fazenda de Mexilhão da Vila, considerada a maior do Estado, com capacidade de produzir até 160 toneladas de mexilhões por ano em uma área de 36 mil metros quadrados. Além disso, a Vila organiza o renomado Festival do Mexilhão, atraindo visitantes de todo o Brasil.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!