MEIO AMBIENTE

Caraguatatuba coleta mais de 10 toneladas de materiais recicláveis em quatro meses

Nestes quatro meses também foram contabilizados 780 m³ de madeira, 762 m³ de resíduos da construção civil, 827 m³ de poda, 283 unidades de móveis e equipamentos domésticos e 105 unidades de pneus. Ao todo, 2.840 kg de resíduos eletrônicos foram entregues nos Ecopontos

Da redação
Publicado em 25/07/2022, às 10h13 - Atualizado às 12h33

FacebookTwitterWhatsApp
Ecopontos não recebem lixo orgânico, lixo hospitalar, material contaminantes e químicos Caraguatatuba coleta mais de 10 toneladas de materiais recicláveis em quatro meses ecoponto caraguatatuba - Foto: Divulgação/Prefeitura de Caraguatatuba
Ecopontos não recebem lixo orgânico, lixo hospitalar, material contaminantes e químicos Caraguatatuba coleta mais de 10 toneladas de materiais recicláveis em quatro meses ecoponto caraguatatuba - Foto: Divulgação/Prefeitura de Caraguatatuba

A cidade de Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, coletou, nos últimos quatro meses, mais de 10 toneladas de materiais recicláveis.

Segundo a prefeitura, a arrecadação dos materiais ocorreu nos Ecopontos instalados no município, de março a junho.

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: https://linktr.ee/costanorteoficial

Nestes quatro meses também foram contabilizados 780 m³ de madeira, 762 m³ de resíduos da construção civil, 827 m³ de poda, 283 unidades de móveis e equipamentos domésticos e 105 unidades de pneus. Ao todo, 2.840 kg de resíduos eletrônicos foram entregues nos Ecopontos.

A administração informa que incentiva o descarte de materiais prejudiciais ao meio ambiente e que, além dos resíduos citados acima, o local também recebe pilhas, óleo de cozinha usado e lâmpadas.

E para conseguir atender a demanda de toda população, os Ecopontos ficam instalados em locais estratégicos da cidade nos bairros: Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu. A prefeitura iniciou, ainda, a construção de um Ecoponto no bairro Tinga para reforçar o atendimento na região central além de projeto já aprovado para instalação de um quinto na região Sul (Perequê-Mirim).

É importante destacar que os Ecopontos não recebem lixo orgânico, lixo hospitalar, nem materiais contaminantes e químicos. Volumes acima de um metro cúbico para dejetos dessa natureza devem ser encaminhados para empresas de reciclagem ou aterros privados licenciados.

De acordo com a administração, todo resíduo reciclável recolhido dos Ecopontos é encaminhado às cooperativas. A reciclagem de materiais proporciona geração de emprego, renda e qualidade de vida para as famílias que trabalham nas cooperativas ‘Maranata’ e ‘Pegorecicla’.

Leia os destaques jornalísticos do dia ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

As pilhas e os pneus são encaminhados às empresas que fazem a logística reversa, o óleo de cozinha é direcionado para outra empresa e passa por um processo de refinamento.

Serviço

Ecoponto Golfinhos

Endereço: Alameda dos Corais

Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.

Ecoponto Martim de Sá

Endereço: Rua Carijós, 170, no bairro – próximo a Praça do ParCão

Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos

domingos, das 8h30 às 14h.

Ecoponto Massaguaçu

Endereço: entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e

Avenida Três.

Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos

domingos, das 8h30 às 14h.

*Os ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!