Celebração ocorre neste domingo. Programação inclui mostra de artesanato afro-brasileiro, rodas de conversa, comercialização de comidas típicas e Caminhada de Zumbi dos Palmares
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, Caraguatatuba no litoral norte de SP promove neste domingo a XXVI Kizomba - evento de valorização da cultura afro-brasileira com entrada livre. O evento será realizado na região central da cidade das 10h às 21h (veja a programação abaixo).
A XXVI Kizomba é promovida pela ONG Zambô do Movimento Negro com apoio da gestão municipal. Estão programadas atividades culturais como mostra de artesanato afro-brasileiro, trançados étnicos e bordados políticos do Coletivo Linhas do Mar.
Segundo a organização, estão programadas apresentações de teatro de bonecos, esquete, música, dança e filme, além de uma roda de conversa sobre o livro ‘Cumbe’ de Marcelo D’Salete com o clube de leitura Camugerê Literário. Também haverá uma roda de capoeira e maculelê com as crianças da Casa Beija Flor.
Durante a celebração serão comercializadas comidas típicas, como acarajé, mungunzá, cuscuz e a cachimbada, bebida preparada com aguardente e mel. Também será feita a Caminhada de Zumbi dos Palmares e o Ato Ecumênico, cerimônia religiosa que contemplará diversas crenças.
Veja a programação completa da XXVI Kizomba
10h – Abertura com o Mamulengo de Si Mesmo (teatro de bonecos)
10h – Roda de Conversa sobre o livro ‘Cumbe’ de Marcelo D’Salete com Camugerê Literário
11h50 – Treino de Capoeira Angola
13h30 – Grupo La Favela Record’s (música)
15h – Maculelê e Roda de Capoeira com as crianças da Casa Beija Flor
16h – Caminhada de Zumbi dos Palmares – com saída e retorno à Praça do Caiçara
17h – Ato Ecumênico
17h30 – Moçambique com Mestre Angolinha (dança)
18h – Esquete com Grupo Herança da Terra
18h20 – Grupo Matinata (Música)
18h50 – Banda Afênix (Música)
19h30 – Filme: Gilda Brasileiro contra o esquecimento
21h – Encerramento com debate sobre o filme
Comentários