Por Marina Veltman
Grupos de empresários dos setores hoteleiro, de magazine, e óleo e gás, estão agendando visitas à prefeitura de Caraguatatuba para obter mais informações quanto aos incentivos municipais oferecidos para suas respectivas áreas. Tal interesse surgiu após apresentação do prefeito Antônio Carlos da Silva, no evento Conversando com quem faz a diferença, promovido pelo Global Council of Sales Marketing (GCSM), em São Paulo, no dia 25 de maio, e que contou com a presença de 70 empresários de diversos segmentos.
O secretário de governo de Caraguá Felipe Augusto disse: “A prefeitura, acompanhando a questão da crise macroeconômica e dos cortes nos repasses federais e estaduais, está buscando, ao máximo, parceiros e pessoas jurídicas que queiram investir e fomentar o desenvolvimento de Caraguá. Esses agendamentos são reflexos de medidas tomadas na busca por essas parcerias. Oferecemos toda a sorte de incentivos fiscais, como isenção temporária de ISS, em emolumentos, agilização de processos, melhores prazos para licenças ambientais... Tudo, com exceção do IPTU”.
Além disso, a prefeitura encaminhou à Câmara, recentemente, um projeto de lei complementar que dispõe sobre a política de incentivo ao desenvolvimento econômico no município. O objetivo é conceder benefícios fiscais de isenção ou redução de impostos, taxas e contribuição de melhoria, durante um período a ser determinado entre dois e cinco anos, a ser estipulado após análise de alguns critérios previstos na propositura, com benefícios específicos para cada tipo de indústria.
“A busca é por indústrias ambientalmente corretas, com selo verde, e que possam agregar valor, fazendo uso de nossa mão de obra capacitada e, em parceria com o ensino, capacitar novos profissionais”, conta o secretário.
Cartões de visita
Além dos incentivos, a cidade conta com atrativos de grande apelo ao empresariado, conforme destacou o prefeito em sua apresentação ao GCSM. “Antônio Carlos abordou o nosso intermodal logístico, com ampliação dos acessos, duplicação da rodovia dos Tamoios e construção do contorno, e destacou o compromisso de concluir todo o Plano Municipal de Mobilidade Urbana ainda nesse mandato, sanando a questão logística”, afirmou Augusto, referindo-se aos três eixos logísticos em desenvolvimento na cidade: o Eixo Tamoios, referente ao contorno, com parte sul ligando a rodovia do Tamoios ao centro da cidade e a São Sebastião, e a parte norte conectando a cidade a Ubatuba; o Eixo Central, com instalação de avenida com áreas delimitadas para terminais de ônibus urbanos, taxis, veículos e bicicletas; e o Eixo Turístico, que envolve a interligação de toda a orla, com área para ciclovia.
Outro ponto de atração seria a zona portuária, como disse: “A região conta com o porto de São Sebastião como porta de entrada e saída do escoamento de São Paulo e outras áreas, e nosso município possui muitas áreas planas, ideais para a implantação do retroporto”. O secretário mostra-se otimista com relação ao aporte de novas indústrias. “Caraguatatuba se sai muito bem em todas as frentes. A cidade é a sede administrativa da região, é normal que receba os investimentos, estimulando o crescimento de todo o entorno”.
Comentários