Os pais dos alunos de Caraguá, que durante levantamento feito no início do ano apresentaram tendências a problemas bucais como cáries, serão convidados a comparecer nas escolas de seus filhos para uma avaliação bucal. O projeto Pais e Sorrisos, da secretaria de Saúde de Caraguá, iniciado dia 2, será realizado em todas as escolas municipais que possuem consultório odontológico. A secretaria de Saúde informa que todos os procedimentos necessários para o tratamento serão realizados pelos dentistas das escolas municipais em um dia da semana reservado para o projeto. Os tratamentos iniciam em agosto nas próprias escolas. O projeto continua durante todo o ano letivo e será contínuo. A diretora da divisão de saúde bucal, Livia Raikov disse que os pais também participam de uma conversa sobre a importância da higiene bucal e alimentação correta. A secretária da pasta, Ana Lúcia Bilard Sicherle, disse que a prevenção é a melhor forma de diminuir as doenças bucais. “Os hábitos de higiene pessoal são trabalhados inicialmente no ambiente familiar, porém, cabe à escola, juntamente com as ações da saúde bucal, orientar e readequar esses hábitos”, afirmou. Os primeiros exames ocorreram no último dia 22, em oito escolas municipais. Os pais que foram convidados e que não compareceram à escola, devem ficar atentos às próximas convocações que serão entregues pelos próprios filhos.
De graça A mãe Elaine da Silva Oliveira de Caldas, levada pela filha Marina Oliveira de Caldas, do 8º ano D da Emef Luiz Ribeiro, elogiou a iniciativa. “Morei em São Paulo e aqui tenho acesso aos serviços da saúde com muito mais facilidade. Já realizei todos os exames que eu precisava fazer em menos de um mês. Lá, dentista de graça, nem pensar”, afirmou. O dentista responsável pelo atendimento na Emef Luiz Ribeiro Muniz, Lucas Avelar Burihan, disse que o projeto Pais e Sorrisos aproxima os pais do consultório. “O principal é que eles caminharão juntos – desde princípios básicos, por meio da escovação, até futuros tratamentos, encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), quando necessário”, disse.
Relação das escolas participantes: Emef Prof. Oswaldo Ferreira – Casa Branca Emef Prof. Luiz Ribeiro Muniz – Martim de Sá Emei/Emef Profª Aida de Almeida C. Grazioli – Rio do Ouro Emei/Emef Bernardo Ferreira Souza – Rio do Ouro Emei/Emef Prof. Lúcio Jacinto Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues – Indaia Emei/Emef Prof. José Baptista Gardelin - Poiares Emei/Emef Profª Maria Aparecida Ujio - Porto Novo Emei/Emef Prof. João Benedito Marcondes – Barranco Alto Emei/Emef Prof. Alaor Xavier Junqueira – Travessão Emei/Emef Prof. Masako Sone – Pegorelli Emef Prof. Geraldo de Lima – Perequê Mirim Fonte: PMC
Comentários