Membros da CAR (Comissão de Assuntos Relevantes) da Câmara Municipal de Caraguá, que acompanha a construção da Base de Gás da Petrobrás, recentemente, estiveram visitando a UTGCA (Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato de Caraguatatuba). A visita – a 3ª desde que a obra foi iniciada – coincide com o anúncio do Plano de Adequação, marcado para julho deste ano. A CAR é presidida pelo vereador Pedro Ivo (DEM). Na ocasião, a Comissão vislumbrou um universo diferente, com a UTGCA já bombeando cerca de 18 milhões de m³ de gás diariamente e usando deste total cerca de menos de 1% para gerar a eletricidade necessária para manter a Base de Gás ligada e funcionando, graças aos 3 turbo geradores usados para isso.
Boom de empregos O engenheiro chefe de Manutenção, Valmor Buss, informou que no próximo mês deverá ter início as obras de adequação, que aumentará a capacidade da UTGCA de 18 para 20 milhões de m³. Segundo ele, as obras se fazem necessárias, visto que o gás que chega a base é mais pesado e reduz a produção diária. Buss salientou que deverá haver um novo boom de empregos na cidade, não como foi da maneira anterior, mas com o emprego de pelo menos 1 mil pessoas. Estas obras deverão durar cerca de 18 meses e segundo os últimos índices, do total contratado, cerca de 50% mora no Litoral Norte e a outra metade é de outras regiões. Quanto ao pessoal local, estima-se que pelo menos 40% seja de Caraguá.
Previsões Há indícios de que a inauguração da UTGCA aconteça em 60 dias, mas o fato não foi confirmado por ninguém, seja do consórcio, seja da Petrobras. A visita se restringiu as instalações da Base de Gás e do Túnel do Gastau (Gasoduto Caraguatatuba/Taubaté), antecedidos das instruções de segurança e entrega do material de segurança e proteção. Para o vereador Pedro Ivo o crescimento da cidade até o momento tem sido calculado e pacífico, mas é louvável observar como ficará com o início das obras de adequação.
Comentários