AFRONTOSA

Capivara morde joelho de morador após invadir residência no Litoral Norte

Homem tentou espantar animal com vassoura, mas recebeu uma mordida no joelho

Da redação
Publicado em 29/10/2021, às 12h10 - Atualizado às 15h21

FacebookTwitterWhatsApp
Capivara morde joelho de morador após invadir residência  Capivara - Divulgação
Capivara morde joelho de morador após invadir residência Capivara - Divulgação

Uma capivara mordeu o joelho de um morador após invadir uma residência no Litoral Norte de São Paulo. O caso ocorreu nesta quinta-feira (28), e chamou a atenção pela peculiaridade do ataque.

De acordo com a 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Terrestre do 3° Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, uma equipe de militares foi acionada para atender uma ocorrência de resgate de animal silvestre na cidade de Caraguatatuba.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/cnlitoralconectado4E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Ao chegarem no local da ocorrência, no bairro Sumaré, se depararam com uma residência unifamiliar, onde encontraram a capivara. Usando técnicas especificas de captura, o animal foi resgatado sem ferimentos e, posteriormente, foi solto em habitat natural.

Em conversa com os familiares, a irmã do homem que foi mordido pelo animal alegou que, em um momento de desespero, o proprietário tentou espantar o animal com uma vassoura, deixando-o com medo e consequentemente sofrendo o ataque.

O morador foi levado ao hospital e recebeu tratamento adequado. Caso veja um animal silvestre, denúncias podem ser feitas pelo telefone (12) 3886-2200

Capivara

As capivaras são consideradas os maiores roedores do mundo da família Caviidae e subfamília Hydrochoerinae, e podem ser encontradas por toda a América do Sul. Apesar de seu incrível tamanho, estes animais costumam ser dóceis e sociáveis.

 Estes animais são protegidos pela Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1.998 - Lei de Crimes Ambientais CAPÍTULO V - DOS CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE art. 32 conforme segue: Art. 32 - Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa

Doença

A febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim, da espécie Amblyomma cajennense, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. O carrapato pode ser encontrado em bois, cavalos, cães, aves e roedores de grande porte, como a capivara.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES) confirmou a morte de um policial militar por febre maculosa e informou que aguarda o resultado laboratorial do segundo óbito. Na segunda-feira (25), a Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio confirmou a morte de dois agentes que participavam do curso de operações de polícia de choque, no qual eram instrutores, com suspeita de febre maculosa. Veja maiores informações clicando aqui.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!