Integrantes da Guarda Civil realizaram Manobra de Heimlich e desobstruíram uma bala da criança de um ano e nove meses
Um menino de um ano e nove meses foi salvo de um engasgamento, na quinta-feira (27), por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo.
A criança teria se engasgado com uma bala e já estava desacordada quando os pais desesperados solicitaram ajuda dos agentes que estavam realizando uma ronda escolar nas proximidades de uma escola no bairro Perequê Mirim, região Sul da cidade.
O engasgo é uma condição grave que pode levar à asfixia e até mesmo à inconsciência, sendo crucial uma ação rápida para evitar complicações. Os GCMs foram fundamentais ao aplicar a Manobra de Heimlich, técnica de desobstrução das vias respiratórias em casos de asfixia por alimentos ou objetos.
O GCM Wagner Freitas foi o primeiro a socorrer o bebê e, durante quatro minutos de angústia, realizou a Manobra de Heimlich. "Quando descemos da viatura, agi espontaneamente, colocando em prática tudo o que aprendemos no curso de primeiros-socorros, mas por dentro, rezava pedindo a Deus que salvasse aquela criança. Quando vi que ela começou a reagir, colocamos o menino na viatura, onde meu colega continuou o procedimento e seguimos para a UPA. Só agradeço a Deus por nos ter possibilitado salvar essa criança", disse o GCM.
Seu colega, o GCM Igor Almeida, reforçou a importância do treinamento que receberam em São José dos Campos: "Aprendemos muito mesmo! Foi a caminho da UPA que a criança começou a reagir e chorar. Foi então que percebi que ela estava bem. É uma sensação muito gratificante. Salvar uma vida é inacreditável".
O Comandante da GCM, Tenente PM Cláudio Dias, enalteceu o desempenho da equipe e ressaltou o constante aprimoramento dos agentes. "Buscamos para a GCM uma formação técnica com todos os tipos de treinamento, desde o policiamento até resgates. E continuamos buscando o aperfeiçoamento constante. E é assim que, agora, conseguimos êxito em salvar uma vida", afirmou o comandante.
Após receber os primeiros socorros, a criança foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA-SUL), onde recebeu os cuidados médicos necessários e permaneceu em observação por algumas horas.
Comentários