Balanço anual do órgão mostra aumento de mais de um terço nos créditos concedidos em relação a 2021
Pequenos empreendedores de Caraguatatuba, litoral norte de SP, receberam mais de 1,8 milhão em empréstimos, segundo informações de um balanço de 2022 do órgão divulgadas nesta quinta (12) pela gestão municipal. “O Empreenda Já, que reúne os serviços do Banco do Povo, Sebrae e Sala do Empreendedor de Caraguatatuba, registrou altos índices de produtividade no ano passado”, disse a prefeitura.
Em 2022 foram liberados mais de R$ 1,87 milhão em linhas de crédito para cerca de 1.300 microempreendedores individuais. A prefeitura disse que os empréstimos, que voltam para a população na forma de produtos ou serviços, superam em mais de um terço os de 2021 quando foram concedidos pouco mais de R$ 1,3 milhão em linhas de crédito aos pequenos empresários.
Cauê Rubio, o gestor do Empreenda Já, que abrange as linhas de crédito, disse que, apesar do aumento, a taxa de calotes se manteve estável na casa dos 8%. “Este é o grande desafio das instituições financeiras, já que com o aumento das liberações, normalmente cresce também o número de devedores, o que conseguimos manter bem estável”, explicou.
Além dos empréstimos, a prefeitura disse que 1.673 pequenos empresários receberam consultorias, qualificações ou acompanhamento. Outros 1.581 receberam suporte no processo de abertura de empresas, regularização, licenciamento e baixa, além de orientações sobre licenças municipais, padrões sanitários, segurança e lei de zoneamento.
O prefeito Aguilar Junior, em cuja gestão foi instituído o projeto, celebrou. “Um dos principais projetos do meu governo é o incentivo ao empreendedorismo. Com o Empreenda Já são diversos serviços em um único lugar, facilitando a vida dos empresários e promovendo seu negócio”.
Banco do Povo de Caraguá
O Empreenda Já, que abrange o Banco do Povo, fica na Avenida Engenheiro João Fonseca, 233, no Centro. O atendimento presencial é das 9h às 16h. Contato por email: [email protected] ou [email protected]; telefone: (12) 3883-1682 e WhatsApp: (12) 99773-4811.
Comentários