Caraguá inaugura espaço para cuidados e socialização de idosos e deficientes físicos

Costa Norte
Publicado em 22/04/2016, às 11h33 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h09

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

*Foto: Gianni D’Angelo/PMC

Na manhã de segunda-feira, 18, foi inaugurado, em Caraguatatuba, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) Carlos Antônio da Silva. A inauguração integrou a programação de 159 anos de emancipação político-administrativa de Caraguá. Na ocasião, o prefeito disse: “A população idosa deve dobrar em alguns anos. Pensar no cuidado e conforto desse público é pensar e garantir um futuro melhor para todos”.

O espaço destinado ao Ciapi é novo e moderno, inédito na região, um dos poucos no país a atender de modo interdisciplinar pessoas com deficiência e idosos.  Com capacidade de receber mil pessoas por dia, entre idosos e pessoas com deficiência, acima de dezoito anos, e com condições de independência e autonomia, os usuários poderão usufruir de espaços para prática de esportes como hidroginástica, academia, vôlei, basquete, bocha, aulas de informática, culinária, dança, entre outros, assim como usufruir de espaços como sala de leitura, de cinevídeo e de estimulação cognitiva, nos quais poderão participar de oficinas da memória e jogar vídeo-game.

Centro Dia

Com capacidade para atender 100 usuários por mês, o local funciona como uma espécie de creche, onde idosos e deficientes físicos em situação de semidependência e vulnerabilidade social poderão ser atendidos enquanto seus familiares estão no trabalho. A secretária de Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Ivy Malerba, explica:  “Com o Centro Dia estamos preservando os laços familiares e comunitários desses usuários, evitando possíveis internações e abandonos”.

Podem usufruir do serviço pessoas cuja renda familiar não ultrapasse a três salários mínimos ou a renda individual do usuário ser inferior a dois salários mínimos. O Centro Dia e o Centro de Convivência do Ciapi ficam na avenida Jorge Burihan, 30 – Jardim Britânia. Telefone: (12) 3886 3131.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!