*Foto: Ricardo Faustino/PMSS
A 2ª edição da Cãominhada movimentou o bairro de Boiçucanga e reuniu centenas de pessoas e cerca de 200 cães, no domingo passado, dia 11. Idealizado pelo Espaço Pet Center Caiçara, com o apoio da prefeitura, o objetivo da iniciativa foi levantar a questão do abandono, da posse responsável e das vantagens da esterilização dos animais, como explicou. Marisa de Mendonça, uma das responsáveis pelo acontecimento: “Na costa sul há muitos cães abandonados. O que queremos é conscientizar as pessoas em relação ao assunto”.
A concentração ocorreu na praça da Alegria, de onde os donos dos cães realizaram um passeio coletivo pelas ruas do bairro, chamando a atenção de moradores e turistas. Os presentes puderam visitar ainda diversas tendas de patrocinadores, que aproveitaram para divulgar produtos e serviços veterinários, além de oferecer brindes aos participantes. Em uma das tendas, foi ofertada vacinação contra a raiva, realizada em pelo menos 100 cachorros.
Os organizadores ainda colocaram à disposição médicos veterinários para o esclarecimento de dúvidas ou atendimento a qualquer emergência. A veterinária Wânia de Araujo Moreira, responsável pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) do município, falou sobre os serviços realizados na unidade e explicou como funciona o trabalho, cujo objetivo é o de prevenir doenças transmissíveis pelos animais (cães e gatos).
Ela informou que, no próximo mês, os proprietários que se inscreveram durante o evento para a cirurgia de castração e microchipagem de seus bichos de estimação, serão chamados para a realização gratuita dos procedimentos. Além disso, Wânia comunicou aos presentes que a vacinação antirrábica em Boiçucanga ocorrerá nos dias 29 e 30 de outubro.
Outra atração da Cãominhada foi a realização do “Cãocurso”, no qual foram premiados alguns animais, entre eles, o maior e o menor cão; o mais parecido com o dono, o mais fashion e o mais adestrado. A organização também disponibilizou vários brinquedos para a criançada, como pula-pula, gangorra, cama elástica, piscina de bolinha, além de algodão doce e pipoca.
Para a arquiteta Ana Claudia Jorge dos Santos, 40, que participou pela segunda vez e estava acompanhada de suas duas cadelas, a iniciativa é muito importante para conscientizar as pessoas em relação ao cuidado que se deve ter com os animais. “É uma questão de saúde pública”, enfatiza Ana Claudia, que reside em Barra do Sahy. “A Cãominhada foi ótima porque também promoveu a integração e o lazer no bairro”. Ela aproveitou para vacinar suas cadelas contra a raiva.
O aposentado Rodolfo Borges, 53, acredita que o evento pode incentivar e ajudar os cidadãos em relação à posse de animais. “O meu vivia na rua até o dia em que o adotei”. Borges é natural de Piraju, no interior paulista, mas reside em Boiçucanga há dois anos.
Quem também aprovou o acontecimento foi a empresária Miriam Garcia Cardoso, 54, moradora em São Paulo, capital. “É a primeira vez que participo e achei o evento bem interessante e legal porque aqui no bairro vemos muitos cachorros abandonados devido à falta de consciência da população”.
Comentários