Campo de futebol do bairro de Juquehy é revitalizado

Costa Norte
Publicado em 16/09/2016, às 14h11 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h31

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Foto: Ricardo Faustino/PMSS

Da redação

Após realizar a preparação do terreno, teve início a colocação das placas de grama no campo de futebol do Juquehy Esporte Clube (JEC), situado em Juquehy, na costa sul do município. A equipe da Regional Juquehy, divisão ligada à Seadre (Secretaria das Administrações Regionais), e associados do JEC já plantaram 1.600m² da vegetação. O plantio continua nesta semana.

Como o espaço tem 5.600m², ainda faltam quatro mil metros quadrados de grama, da espécie Esmeralda Imperial, que possui características como: tolerância a pisoteio, maior capacidade de regeneração, velocidade de estabelecimento e menor exigência quanto à fertilidade do solo. Além disso, ela também resiste a ervas daninhas e possui boa tolerância a insetos.

Em campos de futebol, o gramado fica em condições de uso depois de três meses após o plantio. A revitalização da área esportiva é contrapartida da prefeitura após celebração de acordo com a diretoria do clube, para a implantação subterrânea de tubos no terreno. A iniciativa tem o objetivo de facilitar a drenagem e/ou vazão da água pluvial das ruas Ana Eufrozina e Manoel de Oliveira e, assim, evitar constante alagamento em determinados imóveis. O resultado foi positivo.

Escoamento

De acordo com a Seadre, sem a obra, o escoamento ficava prejudicado pelo fato de existir muros que delimitam o campo e impedem a passagem da água em direção à avenida Benedito Izidoro de Moraes, onde todo o volume é captado.

A intervenção, porém, danificou o espaço esportivo do JEC, em função das escavações e a circulação de máquinas e caminhões. O trabalho de reativação do campo de futebol não foi concluído devido à crise financeira enfrentada pelo município nos últimos anos. No local, a prefeitura executou o nivelamento do terreno, abriu valas para a colocação de bidim, tubos de drenos e pedras destinadas à drenagem em estilo “espinha de peixe” em todo o campo.

Com escudo similar ao do clube profissional da capital paulista, o SPFC (São Paulo Futebol Clube), a agremiação amadora sebastianense – o Juquehy Esporte Clube – foi fundada em 21 de abril de 1943, sendo um dos times mais vitoriosos da região.

O campo de futebol está localizado na rua Athayde Isidoro dos Santos, segunda à direita de quem entra no bairro.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!