*Foto: Beatriz Rego/PMSS
Alunos da rede municipal de ensino de São Sebastião têm tido a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o projeto Boa Energia nas Escolas, desenvolvido pela empresa de energia EDP Bandeirantes. Isto porque, a empresa visita as escolas com um caminhão itinerante utilizado em atividades educacionais e de apoio pedagógico, como palestras e oficina de experimentos.
A visita do caminhão faz parte da terceira etapa do projeto, que começou no início do ano com a capacitação de professores e equipe gestora nos conceitos básicos de educação ambiental e uso eficiente de energia elétrica, de acordo com a metodologia Procel. Na segunda fase, ele promoveu a multiplicação dos conhecimentos na escola e na comunidade.
Durante a visita dos estudantes ao caminhão, eles tiveram a chance de entender na prática a importância do consumo racional de energia elétrica, bem como as diversas fontes de energia existentes, com suas aplicações no dia a dia da sociedade. De acordo com a empresa, o projeto visa disseminar conceitos básicos de uso eficiente e seguro de eletricidade, com a finalidade de reduzir o desperdício de energia elétrica nas escolas e residências.
Para a estudante da escola municipal Walfrido Maciel Monteiro, no Morro do Abrigo, Paula Cristina Ferreira, de 13 anos, a visita ao ônibus foi muito boa. “Estou saindo daqui com uma consciência maior sobre a necessidade de fazer o uso de energia de maneira controlada”.
Paula citou que tem o costume de nunca tirar o carregador de celular da tomada, porém, nunca imaginou que mesmo com o aparelho desplugado ainda houvesse fuga de energia. “Outra coisa que vou prestar bastante atenção também é de sempre desligar a luz dos cômodos da minha casa, pois a gente tem mania de sair e deixar tudo ligado, e não podemos fazer isso”.
A professora de artes Luciana Fernandes de Sousa afirmou que o conteúdo da palestra apresentada pela equipe do Caminhão Boa Energia nas escolas foi excelente. “Os alunos gostaram bastante. É uma oportunidade muito grande de aprender que devemos mudar nosso comportamento acerca do consumo racional de energia elétrica e perceber onde erramos e ficar atentos, como diminuir o tempo debaixo do chuveiro, por exemplo”.
O Caminhão Boa Energia nas Escolas passou pelas escolas Joana Alves, Maria Alice Rangel, Walfrido Maciel Monteiro, EM Barequeçaba e João Gabriel. No dia 14, ele estará na escola Machado Rosa e Henrique Botelho. No dia 15, a EM Topolândia recebe a visita do ônibus, e, no dia 16, será a vez da EM Solange de Paula.
Comentários