ATENÇÃO, MOTORISTA!

Via do centro de Bertioga será interditada no domingo para Caminhada Inclusiva

Durante o evento, que poderá ser alterado por condições climáticas, somente moradores da área da interdição temporária terão acesso permitido

Redação
Publicado em 05/04/2024, às 10h27 - Atualizado às 11h09

FacebookTwitterWhatsApp
Interdição ocorrerá no trecho entre as ruas Francisco Chaves e Irmãos Adorno - Divulgação/Prefeitura de Bertioga
Interdição ocorrerá no trecho entre as ruas Francisco Chaves e Irmãos Adorno - Divulgação/Prefeitura de Bertioga

Os motoristas que trafegam por Bertioga, no litoral paulista, deverão ficar atentos às alterações no trânsito no domingo (7). Durante a Caminhada Inclusiva 2024, a avenida Tomé de Souza terá um trecho totalmente interditado.

A interrupção no trânsito ocorrerá das 7h às 14 horas, no trecho entre as ruas Francisco Chaves e Irmãos Adorno. Por isso, somente moradores da área compreendida terão acesso permitido. Segundo a prefeitura, a previsão poderá ser alterada conforme as condições climáticas. 

Caminhada Inclusiva 2024

A partir das 7 horas de domingo (7), Bertioga contará com uma programação repleta de atividades voltadas a pessoas com autismo e síndrome de Down. A caminhada está prevista para sair às 8 horas, do Complexo Esportivo Pé N’areia, localizado na avenida Tomé de Souza, e terminar por volta das 9 horas, na Tenda de Eventos, na avenida Vicente de Carvalho, também no Centro.

Já na Tenda, o projeto Ruas e Praças de Lazer iniciará às 8 horas com cama elástica, brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, tchoukball, futmesa, raquetes e futebol-gol-caixote. A prefeitura disponibilizará monitores para orientar e supervisionar as atividades. Além disso, haverá entrega de kits de lanches no local, com previsão de encerramento do evento por volta das 14 horas. 

Conscientização

A programação integra a semana do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, que visa conscientizar sobre o transtorno do espectro autista, para reduzir a discriminação e o preconceito às pessoas portadoras de TEA.

Informações do Ministério da Saúde destacam que, de acordo com o quadro clínico, os sintomas do TEA podem ser divididos em três grupos: ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental; no outro, o paciente é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão; por último, há domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite levar a vida próxima do normal.

Faça parte do nosso canal, acesse aqui

Para conhecer mais sobre o TEA, acesse o site da Associação de Amigos dos Autistas

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!