BERTIOGA

Veado vai para a praia e surpreende moradores | VÍDEO

Aparição incomum ocorreu na praia da Enseada em Bertioga, na manhã desta terça-feira

Mayumi Kitamura
Publicado em 25/04/2023, às 17h30 - Atualizado em 26/04/2023, às 08h49

FacebookTwitterWhatsApp
Veado na praia filhote de veado na praia - Reprodução
Veado na praia filhote de veado na praia - Reprodução

Uma cena inusitada foi registrada na manhã desta terça-feira (25) na praia da Enseada em Bertioga. Um veado-catingueiro (Mazama gouazoubira) apareceu na faixa arenosa e, correndo pela beira d'água, deu trabalho aos agentes do Departamento de Operações Ambientais (DOA) que tentaram resgatá-lo. 

O próprio diretor do DOA, Ezequiel Celestino, acompanhou a tentativa de resgate do animal e conta que em três anos à frente do departamento nunca havia presenciado a espécie na praia. “Fomos acionados por um munícipe e, após algumas tentativas de resgate, o animal retornou sozinho para seu habitat, a mata”. O diretor ainda afirmou que o animal não apresentava sinais de lesão antes de deixar a área.

Para entendermos um pouco do comportamento do veado-catingueiro, procuramos o biólogo da Reserva Natural Sesc Bertioga, Marcelo Bokermann. Ele explica que é incomum a espécie, que é também típica das áreas de restinga da Mata Atlântica, aparecer na praia, podendo ocorrer por um mecanismo de defesa. 

O biólogo revela que na maioria das vezes quando o animal deixa o seu habitat, a floresta, durante o dia, é para fugir de uma perseguição. “Se ele não consegue retornar para uma floresta ele vai sair correndo e vai tentar fugir. No vídeo, toda vez que tenta resgatar, ele vai entrando na água”, exemplificou. Ele revela que esse comportamento ocorre pelo animal provavelmente não conseguir diferenciar o rio do mar, podendo utilizar a água como uma rota de fuga. 

Caso encontre algum animal silvestre fora de seu habitat, acione o DOA pelo telefone 153.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!