INDIGNAÇÃO

Vaga de emprego só para “meninas lindas” exige fotos de candidatas e gera revolta no litoral de SP

Suposta oportunidade, anunciada em grupo de empregos de Bertioga, não exige currículo e nem indica as qualificações necessárias, mas pede fotos de rosto e de corpo das candidatas. Anúncio foi rechaçado por internautas

Da redação
Publicado em 25/12/2021, às 18h27 - Atualizado às 18h58

FacebookTwitterWhatsApp
Maioria dos internautas que interagiram com anúncio expressaram indignação Comentário 1 - Vaga de emprego  só para “meninas lindas” exige fotos de candidatas e gera revolta no litoral de SP Print screen de tela com comentários em rede social - Imagem: Reprodução / Empregos em Bertioga @Facebook
Maioria dos internautas que interagiram com anúncio expressaram indignação Comentário 1 - Vaga de emprego só para “meninas lindas” exige fotos de candidatas e gera revolta no litoral de SP Print screen de tela com comentários em rede social - Imagem: Reprodução / Empregos em Bertioga @Facebook

Um anúncio de emprego em Bertioga, no litoral de São Paulo, gerou revolta ao sugerir que as candidatas seriam avaliadas pela aparência. Anunciada na última quinta-feira (23), por uma participante de um grupo regional de empregos, a controversa vaga temporária foi publicada com o título “meninas lindas, simpáticas e pró-ativas".

Publicado no grupo do Facebook Empregos em Bertioga, o anúncio indica o local da vaga - Riviera de São Lourenço, bairro nobre de Bertioga – mas não deixa claro qual é o emprego.

Além disso, mesmo sem indicação de qual é a colocação, o anúncio exige fotos e até indicação da altura das interessadas, dando a entender que a aparência será um critério de seleção.

Apesar de não exigir currículos, referências ou qualificações, além do Instagram, a anunciante exige três fotos de rosto e três de corpo das eventuais candidatas à vaga, que pagaria uma remuneração diária de R$ 130, sem alimentação ou transporte.

Maioria dos internautas que interagiram com anúncio expressaram indignação Comentário 1 - Vaga de emprego só para “meninas lindas” exige fotos de candidatas e gera revolta no litoral de SP Print screen de tela com comentários em rede social (Imagem: Reprodução / Empregos em Bertioga @Facebook)

Embora não seja proibida, avaliar aparência como critério de admissão é considerada prática abominável por especialistas em recrutamento e seleção. O fato não passou despercebido por membros do grupo regional. A maioria rechaçou o anúncio.  

“Ridículo. Olha como estamos vivendo. Isso também é preconceito. Quer dizer que se a mulher não tiver cinturinha fina, corpinho durinho, ela não serve para trabalhar? Só pode ser brincadeira, um negócio desse. Absurdo é pouco, vocês estão atrás de beleza mas são os primeiros a fazer feiura”, criticou um internauta.

“Chega a ser ridículo uma coisa dessa”, completou outra. “Estão escolhendo modelos, só pode.”, concluiu outra. Outro grupo, espirituoso, fez piada do anúncio. “Sou feia que dói! Dá pra mim não”, brincou uma mulher. Uma minoria tentou justificar as exigências do anúncio com especulações sobre a natureza da vaga que não foram esclarecidas pela anunciante.

Até a tarde deste sábado (25),  a vaga continuava ativa. O Portal Costa Norte não conseguiu contatar a anunciante. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!