IMPRUDÊNCIA

Turista perdido na mata havia 5 dias é resgatado em Bertioga (SP)

Homem, de Brasília, foi resgatado na terça (30), irregularmente em uma área de proteção ambiental; trilheiro foi autuado e multado

Lenildo Silva
Publicado em 30/01/2024, às 18h30 - Atualizado em 31/01/2024, às 08h30

FacebookTwitterWhatsApp
Remoção do trilheiro contou com apoio do helicóptero Águia - Divulgação/ FF
Remoção do trilheiro contou com apoio do helicóptero Águia - Divulgação/ FF

Um turista, morador de Brasília, foi resgatado na manhã do dia 30, após passar cinco dias perdido no Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Bertioga, no litoral de São Paulo. O brasiliense, que não teve a identidade revelada, realizava uma trilha sozinho, contrariando as normas do parque, que exigem a presença de um monitor ambiental credenciado.

De acordo com a Fundação Florestal, responsável pela área, o turista entrou no parque pelo km 77, da rodovia Mogi-Bertioga, na quinta-feira (25), e caminhou pelas cachoeiras da região. No domingo (29), ele contou que reconheceu que estava perdido e subiu em uma torre de transmissão de energia, para conseguir sinal e acionar os bombeiros.

O Corpo de Bombeiros, com apoio da equipe da Fundação Florestal, iniciou as buscas na manhã de segunda-feira (30). O resgate, que demandou a presença do helicóptero Águia da Polícia Militar Ambiental, foi concluído por volta das 10 horas.

O turista foi encontrado em área remota, de difícil acesso, com escoriações nos pés, mas lúcido. Ele foi encaminhado ao pronto-socorro de Mogi das Cruzes, para receber atendimento médico. Por ter entrado no parque sem autorização e sem a companhia de um monitor ambiental ele foi autuado e multado em valor que pode variar entre 2 e 10 mil reais.

Turista resgatado na mata
Trilheiro foi autuado e multado em valor que pode chegar a R$ 10 mil - Divulgação Pesm

Por meio de nota, a prefeitura de Bertioga informou que a cidade conta com aproximadamente 85% de seu território dedicado a unidades de conservação ou Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), o que permite o acesso público a trilhas, cachoeiras e rios nas áreas do Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB) e Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Bertioga (PESM-NB) somente sob a supervisão de profissionais autorizados pela Fundação Florestal e pela Secretaria de Turismo e Cultura de Bertioga.

O Chefe do Setor de Ecoturismo, Aluízio Durço Bernardino, ressalta a importância da presença de condutores de turismo devido aos riscos naturais presentes, como animais peçonhentos, árvores caídas e travessias em cursos d'água. Ele destaca também que os profissionais de turismo contratam seguro de aventura para casos de acidentes durante as trilhas. Além da orientação durante o percurso, esses profissionais são treinados para difundir conhecimento sobre a vegetação, rios e compartilhar histórias locais.

Fundação Florestal reforça a importância de monitores

A Fundação Florestal reforça a obrigatoriedade e importância da contratação de monitores ambientais credenciados, para a realização de trilhas no Parque Estadual da Serra do Mar. A medida visa garantir a segurança dos visitantes e minimizar o impacto ambiental.

Os monitores ambientais são profissionais capacitados para conduzir os visitantes pelas trilhas, orientando-os sobre os riscos e os cuidados necessários durante a atividade. Além disso, eles conhecem a região e podem auxiliar em caso de imprevistos. Para agendar uma trilha com monitor ambiental credenciado, acesse o site da Fundação Florestal.

Lenildo Silva

Lenildo Silva

Cursa jornalismo na Faculdade Estácio

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!