AMEAÇADO DE EXTINÇÃO

Tamandua tetradactyla é flagrado passeando em área de mata em Bertioga (SP)

Mamífero foi filmado por câmeras da Reserva Natural Sesc Bertioga; espécie está ameaçada de extinção

Da redação
Publicado em 04/05/2022, às 16h39 - Atualizado em 05/05/2022, às 11h39

FacebookTwitterWhatsApp
Tamandua tetradactyla é flagrado passeando em área de mata em Bertioga (SP) Tamandua no litoral - Reprodução Sesc Bertioga
Tamandua tetradactyla é flagrado passeando em área de mata em Bertioga (SP) Tamandua no litoral - Reprodução Sesc Bertioga

Um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) foi flagrado no início desta semana, passeando em seu habitat natural dentro da Reserva Natural do Sesc Bertioga, no litoral de São Paulo. As imagens foram divulgadas nas redes sociais do instituto, que comemorou a apreciação do mamífero na região.

Esse animal geralmente é de hábitos noturnos, no momento da filmagem, devia estar em busca de alimentos como formigas e cupins apanhados principalmente no chão da floresta. Hoje em dia, a maior causa de mortalidade do tamanduá-mirim, que está ameaçado de extinção, é por atropelamento, ataque de cães e depredação do habitat.

Segundo a equipe do Sesc Bertioga, desde de 2016, a equipe da Reserva Natural Sesc Bertioga realiza acompanhamento diário nas áreas do Sesc, visando descobrir as espécies presentes, as que deixaram de existir e as que começaram a aparecer, ilustrando os vários tipos de deslocamento conforme a época do ano.

“Além deste acompanhamento, o monitoramento também pode indicar melhoria ou declínio nas condições ambientais da floresta. Por isso, é importante ficar de olho na fauna e na flora em seus habitats”, escreveu.

Veja o vídeo

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!