NAVEGAR É PRESERVAR

Projeto 'Navegar é Preservar' recolhe mais de 1,5 tonelada de lixo em Bertioga

Ação reuniu nove cidades do litoral paulista e já é considerado um dos maiores eventos náuticos de limpeza do mar do estado

Da redação
Publicado em 21/09/2021, às 15h26 - Atualizado às 15h46

FacebookTwitterWhatsApp
Embarcações partiram do Canal de Bertioga em direção à Cananeia, realizando limpeza no mar, penínsulas, costões rochosos e locais de difícil acesso Projeto 'Navegar é Preservar' recolhe mais de 1,5 tonelada de lixo em Bertioga Amontoado de lixo recolhido e - Divulgação
Embarcações partiram do Canal de Bertioga em direção à Cananeia, realizando limpeza no mar, penínsulas, costões rochosos e locais de difícil acesso Projeto 'Navegar é Preservar' recolhe mais de 1,5 tonelada de lixo em Bertioga Amontoado de lixo recolhido e - Divulgação

Mais de 1,5 tonelada de lixo foi recolhida de praias, rios, costões rochosos e manguezais neste fim de semana em Bertioga. Ações fizeram parte da programação do “Navegar é Preservar”, evento náutico e de preservação ambiental coordenado pela prefeitura de Bertioga, com a participação de mais oito municípios do litoral paulista.

No sábado (18) foi realizada a limpeza da Praia de Boraceia, com apoio da ONG Bio Conscientização. A ação também aconteceu nos manguezais e Rio Itapanhaú, através do Barco-Escola “Arca do Saber”, envolvendo equipes das secretarias de Turismo e Meio Ambiente, Greenpeace, Associação de Monitores Locais de Bertioga (AMOLB), Associação Bertioguense de Ecoturismo (ABECO) e voluntários.

Já no domingo (19), foi a vez da limpeza do costão rochoso, do Indaiá, e da praia do Itaguaré, sentido Guaratuba com apoio do Grupo Desbravadores, Fundação Florestal, AMOLB, ABECO e Pedal Club de Canoagem.

Além disso, o Barco Escola, percorreu o Canal de Bertioga e região de marinas no Guarujá, recolhendo resíduos coletados durante todo o dia. Os materiais foram pesados, selecionados e encaminhados para o descarte adequado.

Além dessas ações, o “Navegar é Preservar” realizou no sábado (18) uma grande expedição marítima ecológica do litoral norte ao litoral sul de São Paulo. Embarcações partiram do Canal de Bertioga em direção à Cananeia, realizando limpeza no mar, penínsulas, costões rochosos e locais de difícil acesso.

Navegar é preservar

A primeira edição do “Navegar é Preservar” reuniu nove cidades do litoral paulista e já é considerado um dos maiores eventos náuticos de limpeza do mar do estado. 

A programação, realizada de sexta (17) a domingo (19), incluiu ações de limpeza de praias, rios, costões rochosos e manguezais, embarcadas ou por terra.

O evento faz parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, período de 2021 a 2030, declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de conscientizar as pessoas em todo o mundo sobre a importância dos oceanos.

A proposta do “Navegar é Preservar” também está alinhada ao Dia Mundial de Limpeza, celebrado no dia 18 de setembro.

A iniciativa, coordenada pela prefeitura de Bertioga, envolveu ainda os municípios de Guarujá, Cubatão, Praia Grande, Santos, Mongaguá, Peruíbe, Ilha Comprida e Cananéia.

O evento contou com o apoio do Fórum Náutico Paulista, Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Náutica e Exército Brasileiro, entidades e voluntários.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!