NATUREZA

Prefeitura de Bertioga tem ações ambientais destacadas pela ONU

Os projetos lembrados pela Organização das Nações Unidas foram o Festival da Mata Atlântica e a inauguração do Centro de Educação Ambiental (CEA)

Redação
Publicado em 03/06/2024, às 11h22

FacebookTwitterWhatsApp
Conteúdo está no site da Organização das Nações Unidas e se refere a uma série mundial de eventos - Divulgação/PMB
Conteúdo está no site da Organização das Nações Unidas e se refere a uma série mundial de eventos - Divulgação/PMB

Relativas ao meio ambiente, duas ações da prefeitura de Bertioga foram destacadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os projetos lembrados foram o Festival da Mata Atlântica e a inauguração do Centro de Educação Ambiental. A entidade reuniu, em seu site, uma série de eventos e atividades relativos ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser comemorado na próxima quarta-feira (5).

Mylene Vaz, diretora de Educação Ambiental, disse: "Registramos nossas ações a fim de dar visibilidade à importância de promover e incentivar o cuidado com o planeta, combatendo, principalmente, a degradação dos ecossistemas".

No Dia Mundial do Meio Ambiente,  o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) lançará oficialmente a campanha Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, que visa prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos.

Confira nosso canal no WhatsApp

Festival da Mata Atlântica

Com a nona edição realizada este ano, o Festival da Mata Atlântica é uma ação da Secretaria de Meio Ambiente, que pretende conscientizar a população em relação a questões ambientais, com destaque para a importância do bioma, das praias, do manguezal e de todos os ecossistemas existentes na cidade.

Ao mesmo tempo, busca estimular a economia solidária, com oportunidades de geração de renda para os artesãos que utilizam produtos originários da Mata Atlântica, além de fortalecer os laços entre expositores, artistas, comunidade, turistas e o próprio ecossistema.

Centro de Educação Ambiental

Com novo espaço a ser inaugurado na próxima quarta-feira (5), o CEA terá salas para oficinas, professores, estagiários, cinema e biblioteca ambiental, museu de história natural, teatro e exposição de sementes de árvores nativas. Entre outras melhorias, o espaço aprimorará atividades como o Caminho das Sensações e das Orquídeas e Bromélias. Novos serviços incluirão uma cozinha artesanal e salas de apoio para universidades oferecerem cursos de formação ambiental, e muito mais.

A nova infraestrutura, que se integrará ao Viveiro de Plantas 'Seo Leo', em área de cerca de 3.000m², forma um grande parque ambiental e proporcionará recursos educacionais e culturais essenciais, para promover a conscientização ambiental. O novo CEA fica na rua Manoel Gajo, nº 1.108, no Centro.

Com informações do site oficial da prefeitura de Bertioga

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!