VENCEDORA

Milena Giraud é uma das ‘pratas da casa’, que dão o tom na Fundação 10 de Agosto

Ex-aluna ministra aulas de violino e musicalização infantil. Projeto social apresenta oportunidades em torno da música

Da redação
Publicado em 06/08/2021, às 09h08 - Atualizado às 14h26

FacebookTwitterWhatsApp
Milena entrou na Fundação ainda criança para aprender violino. O interesse foi tamanho, que ela se aperfeiçoou, fez faculdade e hoje ensina outras pessoas - Reprodução/ TV Cultura Litoral
Milena entrou na Fundação ainda criança para aprender violino. O interesse foi tamanho, que ela se aperfeiçoou, fez faculdade e hoje ensina outras pessoas - Reprodução/ TV Cultura Litoral

A Fundação 10 de Agosto existe e atua no município de Bertioga há 28 anos. O objetivo da entidade é proporcionar educação e qualificação profissional para a população de Bertioga, de forma que cada indivíduo possa conquistar melhores condições de vida e de trabalho, crescendo como pessoa e como cidadão

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ https://bit.ly/LITORALNORTEINFOsE receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Uma das moradoras a usufruir dessas oportunidades é a professora de violino e musicalização infantil Milena Giraud, de 21 anos. Ela entrou na Fundação ainda criança para aprender violino. O interesse foi tamanho, que ela se aperfeiçoou, fez faculdade e hoje ensina outras pessoas, muitas delas inclusive na mesma faixa etária.

“Aqui na Riviera eu senti esse incentivo tanto quando eu era aluna como agora que eu sou professora. Tem outros professores como o Davi, o David, o Matheus... Eles também foram alunos do projeto, assim como eu, e continuaram também no caminho da música. Fizeram a faculdade e também trabalham na área aqui na Fundação”, disse ela.

Caminhos como o de Milena são trilhados por uma série de ações que envolvem cursos gratuitos de música e artes manuais para jovens e crianças; e cursos técnicos de capacitação profissional para jovens e adultos. Ao longo do ano os alunos também participam de excursões, vivências, palestras e apresentações.

Além das aulas, a Fundação 10 de Agosto mantém grupos musicais como o Grupo de Prática de Conjuntos e a Banda F10. Os alunos mais avançados compõem uma orquestra infantojuvenil e se apresentam em eventos diversos, incluindo os da prefeitura.

https://www.youtube.com/watch?v=bW-jGTPbT5w&feature=youtu.be

Som do Bem

As áreas de artes e ofícios da entidade integram o programa Som do Bem, que visa fortalecer a convivência familiar e comunitária de jovens e crianças, contribuindo para o acesso e a permanência deles na escola, prevenindo também a ocorrência de situações de risco social e criando nos jovens um sentimento de segurança e pertencimento.

Os cursos de instrumentos e conceitos musicais acontecem no contraturno escolar de crianças e jovens com idade entre 6 a 18 anos. São atividades de musicalização, teoria musical, coral, flauta transversal, teclado, clarinete, saxofone, violino, violoncelo, entre outros instrumentos.

O programa acontece desde 1998 e atualmente conta com 350 alunos inscritos. As atividades acontecem na sede da Fundação, no Riviera, e no bairro Chácaras.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!