TOP 1 DO LITORAL

Mesatenista de 9 anos coleciona medalhas de ouro na modalidade em Bertioga (SP)

Só em 2022 a atleta mirim já subiu no pódio mais de 20 vezes. Com os resultados, a atleta alcançou vaga para a Seleção Paulista no Campeonato Nacional que acontece em dezembro

Lenildo Silva
Publicado em 22/11/2022, às 16h31 - Atualizado às 17h35

FacebookTwitterWhatsApp
Mesatenista de 9 anos já subiu no pódio mais de 20 vezes em 2022 Mesatenista de bertioga - Imagem Divulgação
Mesatenista de 9 anos já subiu no pódio mais de 20 vezes em 2022 Mesatenista de bertioga - Imagem Divulgação

A mesatenista Sarah Weizman tem só 9 anos e muitas conquistas em sua modalidade esportiva preferida: o tênis de mesa. Moradora de Bertioga, no litoral de São Paulo, a atleta mirim já conquistou, só em 2022, 21 pódios em títulos municipais e regionais.

Os pais da atleta, Patrick Weizman Pacheco e Danila Bomfim Weizman, contaram ao Portal Costa Norte que o esporte na vida da Sarah trouxe benefícios ao crescimento físico e intelectual. Segundo o pai, a modalidade estimula as percepções de habilidades e estratégias com reflexos que exigem da atleta aperfeiçoamentos constantes com técnicas e muito treino.

“O tênis de mesa é um esporte de integração e sociabilidade que ensina que ganhar e perder faz parte de quem é digno da conquista com honestidade e valentia”, disse Pacheco.

Atleta alcançou vaga para a Seleção Paulista no Campeonato Nacional Tenis de Mesa Bertioga (Imagem Divulgação)

Do Centro de Bertioga, onde a família mora, Sarah já subiu no pódio de diversas cidades da região representando o litoral paulista conquistando vários top 1.

Segundo o treinador Danilo Pastoriza, professor da escolinha da prefeitura municipal, Sara iniciou as aulas no município no início deste ano, já demonstrando desempenho acima da média para a idade. Desde então, os treinos foram direcionados para competições.

Segundo a Secretaria de Esportes e Lazer, a atleta já participou de diversos torneios, como: Circuito Interno (torneio apenas entre os alunos), sendo campeã geral, na categoria D; Circuito Bertioga, sendo líder da categoria sub-13, que falta apenas a etapa final; Liga Litoral, onde foi campeã geral, na categoria sub-15; Liga Vale, consagrada campeã geral, no sub-09; e Campeonato Paulista, foi campeã geral sub-09.

Com cinco meses de treino, em agosto, Sarah participou também do Tênis de Mesa Brasil (TMB) Challenge Plus em Marília, categoria sub-11, ficando em 3° lugar. TBM Platinum ciclo III, em Uberlândia-MG, 3° lugar, categoria sub-11. Top 8 Vale - classificada para participar entre as melhores atletas do Vale do Paraíba ganha troféu de 4° lugar na categoria sub-11.

Após tamanho sucesso no tênis de mesa, Sarah foi selecionada para a fase de Detecção de Talentos Nacional e vai participar do Campeonato Nacional em São Paulo entre os dias 03 a 12 de dezembro, competindo com 62 crianças de 9 a 15 anos.

A mãe de Sarah afirma que sua filha está em busca do Projeto Diamantes do Futuro e tem como objetivo aperfeiçoar e melhorar suas técnicas e assim, um dia, fazer parte da seleção brasileira.

“Seu desejo é que a cidade venha ser um ponto de partida para o esporte, aumentando a inclusão social que agrega a modalidade, pois todas as idades podem participar”, disse Danila.

Patrick Weizman Pacheco e Danila Bomfim Weizman, pais de Sarah Sarah e família (Reprodução Arquivo Pessoal)

A Secretaria de Esportes e Lazer ressalta que oferece aulas gratuitas da modalidade. “A Escolinha de Tênis de Mesa é aberta para todos os gêneros, com atletas desde os seis aos 80 anos. Tanto mulheres quanto homens têm o mesmo direcionamento nos treinos e competições”, disse a prefeitura.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!