MEIO AMBIENTE

Integração marca o sucesso da educação ambiental no Programa Clorofila

Regularmente, a iniciativa promove tradicionais encontros entre parceiros, para troca de experiências focadas em sustentabilidade

Redação
Publicado em 01/04/2024, às 15h04 - Atualizado às 15h19

FacebookTwitterWhatsApp
Encontro de Parceiros contou também com apresentação de relatório 2023 e ações planejadas para o ano - Divulgação
Encontro de Parceiros contou também com apresentação de relatório 2023 e ações planejadas para o ano - Divulgação

Realizado há 31 anos, em Bertioga, no litoral paulista, o Programa Clorofila promove a educação ambiental para crianças com idades entre 5 e 16 anos, nas escolas da cidade. Uma das ações que garantem o sucesso da iniciativa são as reuniões regulares chamadas 'Encontro de Parceiros', que focam na troca de experiências em sustentabilidade.

O mais recente ocorreu no fim de março, na Riviera de São Lourenço, e contou com a presença do secretário de Educação de Bertioga, Rubens Mandetta, e da dirigente de ensino da região de Santos, Milena Duarte. O relatório das atividades realizadas em 2023 foi apresentado durante o encontro, além de uma dinâmica para integrar o grupo e debater as ações planejadas para o ano. 

Cristina Peres, coordenadora do Programa Clorofila, da Sobloco Construtora, destacou a importante missão do evento, para a manutenção do relacionamento da rede de parceiros, com trocas de experiências. “Atividades como essa permitem estreitar laços entre os diversos atores que trabalham com os desafios socioambientais [...]. Compartilhamos relatos, revemos hábitos e incentivamos práticas mais eficazes para conscientização dos alunos e o seu entorno”, salientou. Ela destacou que tais ações atuam na divulgação do tema entre profissionais e a população; dessa forma, fortalece-se a rede para debates construtivos, de modo que os temas possam refletir-se no desenvolvimento do senso de preservação ambiental dos alunos.

O 'Encontro de Parceiros' contou com a participação de equipes pedagógicas e gestores das 25 escolas parceiras do Clorofila, educadores ambientais, integrantes do Centro de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além de representantes de instituições socioambientais da cidade.

Estiveram presentes, ainda, colaboradores do programa, como a psicóloga Gisela Sartori Franco, que atua na formação de jovens para liderança. Entidades com atuação na região foram convidadas, como a Fundação Florestal; APA Marinha; Associação de Monitores Ambientais e Culturais (AMA); Sesc; Senac e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) - Polo Bertioga, além de monitores ambientais e ativistas do Clube de Observadores de Pássaros de Bertioga.

Faça parte de nosso canal, acesse aqui

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!