DIA DO ÍNDIO

Guaranis da aldeia Rio Silveira abrem as portas de seu território no litoral de SP

Em celebração ao Dia do Índio, aldeia entre Bertioga e São Sebastião homenageia costumes dos povos originários durante oito dias de festividades imperdíveis com trilhas pelo território, cantos, pinturas corporais e outras atividades

Da redação
Publicado em 12/04/2022, às 20h00 - Atualizado em 13/04/2022, às 11h45

FacebookTwitterWhatsApp
Luta marcial Huka-Huka na Aldeia Afukuri da etnia Kuikuro Kuikuro - Guaranis da aldeia Rio Silveira abrem as portas de seu território no litoral de SP em celebração ao Dia do Índio - Imagem meramente ilustrativa: Reprodução / Prefeitura de Bertioga / FIB
Luta marcial Huka-Huka na Aldeia Afukuri da etnia Kuikuro Kuikuro - Guaranis da aldeia Rio Silveira abrem as portas de seu território no litoral de SP em celebração ao Dia do Índio - Imagem meramente ilustrativa: Reprodução / Prefeitura de Bertioga / FIB

A aldeia Indígena Rio Silveira, com território em Boraceia (Bertioga e São Sebastião), começa neste sábado (16) oito dias de festividades em comemoração ao Dia do Índio.

As celebrações, que terão atividades do cotidiano tradicional dos povos Guarani Mbya e Tupi-Guarani Ñandeva, são uma oportunidade de ouro de se conhecer in loco a cultura dos guaranis que habitam o litoral paulista.

Celebrações acontecem durante oito dias no mês dos índios Banner - Guaranis da aldeia Rio Silveira abrem as portas de seu território no litoral de SP em celebração ao Dia do Índio Cartaz com menina indigena (Imagem: Divulgação / Aldeia Rio Silveira)

Segundo a organização da semana, sob a batuta do cacique Adolfo Wera Mirim que lidera as cerca de 120 famílias da aldeia, haverá trilhas pelo território, oficinas de arco e flecha, cantos e pinturas corporais tradicionais, dentre outras atividades. Visitantes também terão o privilégio de adquirir objetos artísticos criados pelos nativos.

“Todo mundo está convidado para conhecer a aldeia, prestigiar as pinturas, a culinária, as paisagens belíssimas que nós temos aqui”, disse o cacique Wera Mirim. “Nós esperamos visitantes que venham conhecer a tribo guarani aqui na aldeia Rio Silveira. Precisa conhecer pra respeitar a cultura indígena”.   

A data das celebrações da aldeia Rio Silveira, que têm apoio cultural do Sistema Costa Norte de Comunicação, coincide em parte com a do Festival Indígena de Bertioga (FIB), que começa três dias depois, no dia 19, e termina um dia antes, no dia 23, no Parque dos Tupiniquins, na região central de Bertioga.

Se a data coincide em parte, o objetivo coincide no todo: a programação de ambos os eventos busca preservar, valorizar e divulgar os costumes indígenas.

Luta marcial Huka-Huka na Aldeia Afukuri da etnia Kuikuro Kuikuro - Guaranis da aldeia Rio Silveira abrem as portas de seu território no litoral de SP em celebração ao Dia do Índio (Imagem meramente ilustrativa: Reprodução / Prefeitura de Bertioga / FIB)

“Essa semana de festividades é pra mostrar tudo isso. A sociedade precisa vir conhecer a aldeia, porque a cidade eles já conhecem. É um intercâmbio de conhecimento. E não é só festa. É luta e resistência. Nós vivemos de acordo com nossa cultura milenar. Falamos nossa língua. Temos nossos cantos, danças. O povo precisa conhecer essa tradição”, explica o cacique Adolfo Wera Mirim.

Organizado pela gestão municipal de Bertioga, o Festival Indígena é integrado com a semana de celebrações da aldeia Rio Silveira, mas tem também a participação de outras etnias do litoral e do Brasil. O ideal é participar de ambos os eventos.

Como chegar

A Aldeia Guarani Rio Silveira está localizada Av. Tupi Guarani, em Bertioga perto do quilômetro 183 da rodovia Manoel Hypolito Rego, na divisa entre Bertioga e São Sebastião, em Boracéia.   

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!