Secretária de Segurança e Mobilidade de Bertioga, Thalita Walperes, dá dicas para foliões aproveitarem a festa sem prejuízos
Rebeca Freitas
Publicado em 09/02/2024, às 17h17 - Atualizado às 17h40
Neste Carnaval, Bertioga se prepara para receber foliões de todo o país em suas festividades de rua. De acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura, a expectativa é de que aproximadamente 450 mil turistas visitem Bertioga, durante a temporada de verão. Em entrevista ao Portal Costa Norte, a secretária de Segurança e Mobilidade, Thalita Walperes, compartilhou dicas para garantir a segurança dos moradores e turistas durante o período festivo.
A primeira medida destacada é o reforço na segurança pública, com a presença da Guarda Civil, Polícia Militar e Polícia Civil. Thalita enfatizou que todas as medidas preventivas estão sendo tomadas, incluindo o uso de câmeras de segurança e totens de monitoramento, para evitar furtos e garantir a tranquilidade dos foliões.
Para evitar contratempos, Walperes afirma que todo cuidado e autopreservação são bem-vindos. “As dicas que eu dou são: evitar ficar distraído com o celular e carregar sempre à frente do corpo; não deixar pertences em bolsas ou bolsos traseiros; ter atenção especial com crianças e relatar qualquer movimentação suspeita às guarnições de segurança”.
Sobre a presença de ambulantes durante o carnaval de rua, Thalita ressalta a importância de os foliões estarem atentos aos valores cobrados. Ela sugere utilizar dinheiro trocado ao lidar com ambulantes e realizar compras com cartão apenas em estabelecimentos com CNPJ. A utilização de pochete, colada ao corpo, também é recomendada, para evitar roubos. “Essa é uma data muito importante para o comércio. Alguns têm licença, outros não, e se aproveitam da estrutura”, diz.
Para aqueles que costumam consumir bebidas alcoólicas durante as festividades, a secretária enfatiza a importância de um transporte responsável. Ela recomenda ir acompanhado por alguém sóbrio e habilitado ou utilizar transporte público coletivo ou alternativo por aplicativos. O foco é evitar colocar vidas em risco, já que o álcool pode afetar a visão periférica e o senso de direção.
A Operação Verão continuará ativa durante o Carnaval, com reforço da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Brigada contra Incêndio, Guardas-vidas e Força Tática. A Guarda Civil Municipal também estará em patrulhamento extra, contando com o apoio do Centro Operacional de Imagens de Bertioga (Coibe) para monitoramento adicional.
Rebeca Freitas
Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)