O objetivo é melhorar a mão de obra local e gerar renda extra aos alunos
A sede da Fundação 10 de Agosto é ponto de encontro de dezenas de alunos que buscam se profissionalizar em diversas áreas. Atualmente a entidade, localizada na cidade de Bertioga, no litoral de São Paulo, oferece cursos nas áreas de corte e costura, hidráulica, porteiro e culinária. O objetivo é melhorar a mão de obra local e fazer com que os moradores tenham a oportunidade de obter uma renda extra.
Leia também: Alunos da Fundação 10 de Agosto aprendem a produzir pães para gerar renda extra
No caso de Corte e Costura o curso é ministrado pela professora Rosana Guerra. Nas aulas, serão ensinados os preceitos iniciais da arte da costura por meio do desenvolvimento de um vestido, como explica a responsável pelo curso: “Elas vão desenvolver um vestido até o final do curso e por meio desse trabalho vou ensinar o fundamental”.
Marcelo Gomes, professor de Hidráulica, explica que as primeiras aulas serão focadas nos conceitos iniciais do setor e ao longo das aulas será apresentada a hidráulica profunda: “Vamos trabalhar com manutenção e até construção de um sistema de caixa d’água. O foco aqui é que eles saiam sabendo pelo menos o básico”.
Ponciano Faustino, professor de Portaria e Zeladoria, destaca que esse setor é um dos mais procurados da região, especialmente em Bertioga: “É a maior categoria do município. Todas as empresas sentem falta de uma melhor qualificação dessa profissão”.
De acordo com Claus Araújo, professor de Culinária, a Fundação trouxe os cursos para que os bertioguenses possam se aprimorar e ter o conhecimento necessário para entrar no mercado de trabalho melhor qualificado: “No final o nosso objetivo é auxiliar o estudante a ter um meio de renda extra”.
Comentários