FORA DE CONTROLE

Filas extensas, aglomeração de idosos e falta de vacinas são alvo de denúncias em Bertioga

Prefeitura alega que recebeu poucas doses da vacina devido à defasagem nas informações do IBGE, no que se referem ao número de habitantes no município


Marina Aguiar
Publicado em 07/04/2021, às 17h25 - Atualizado em 09/04/2021, às 09h54

FacebookTwitterWhatsApp

Filas extensas, aglomeração de idosos e falta de vacinas são alvo de denúncias em Bertioga - Felipe Magalhães
Filas extensas, aglomeração de idosos e falta de vacinas são alvo de denúncias em Bertioga - Felipe Magalhães

Ao receberem o aviso do governo estadual de que poderiam ser vacinados e se dirigirem aos postos de vacinação de Bertioga, idosos de 68 anos encontraram filas extensas, senhas que se esgotaram rapidamente e até falta de vacinas para a sua faixa etária.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CostaNorteinfolitoral2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Na segunda-feira (5), Nilson Freire, de 68 anos, foi alertado de que poderia procurar o posto de vacinação, mas descobriu que teria que se dirigir ao Ginásio de Esportes para pegar uma senha e ser vacinado no dia seguinte (6). No entanto, além da aglomeração de idosos e o ginásio fechado, ele encontrou outro impedimento, o esgotamento das senhas. Ele foi informado que não havia mais senhas e orientado a ler o Boletim Oficial do Município. 

Situação semelhante ocorreu ao senhor Geraldo Sifrono, também de 68 anos, que foi até a UBS Maitinga na segunda-feira e orientado a ir ao Ginásio. Ele teve problemas pessoais e perdeu a oportunidade de buscar a senha. Na terça-feira (6) pela manhã, Geraldo foi ao Grupo Vivência. "Encontrei umas 20 pessoas que tiveram que voltar. Não sabiam que tinha que passar no Ginásio de Esportes. Voltou todo mundo sem vacinar, pessoal muito agitado e irritado. Com 68 anos, não sei se eu vou tomar vacina", lamentou.

Resposta

A Secretaria de Saúde informou que Bertioga recebeu do governo do estado apenas 310 doses para a vacinação de pessoas com 68 anos. Em razão disso, a imunização desse grupo foi realizada com agendamento prévio e entrega de senhas. "Ocorre que na segunda-feira (5) muitas pessoas começaram a chegar ao local do agendamento muito antes das 13 horas, horário previsto para o seu início. Com isso, mesmo mantendo o cronograma e iniciando a entrega no horário programado, as 310 senhas distribuídas entre os três polos de vacinação esgotaram rapidamente".

A Secretaria ressaltou que não houve aglomeração de pessoas, seja no agendamento na segunda-feira (5) ou durante a vacinação nesta terça feira (6). "Nos dois dias, as pessoas foram acomodadas respeitando todos os protocolos sanitários".

Ainda segundo a prefeitura, até o momento, o município recebeu 7.526 doses dos imunizantes, sendo que desse total 7.386 já foram aplicadas, restando 140 doses destinadas à aplicação de segundas doses em pessoas com mais de 75 anos e profissionais de saúde.

A prefeitura esclareceu que, em razão do governo do estado, usar dados demográficos do último censo do IBGE, realizado em 2010, como referência para envio das doses ao município, o quantitativo recebido tem sido insuficiente para atender à demanda. "Buscando corrigir essa defasagem, a administração municipal está em tratativas com o governo estadual. Na última quinta-feira (1º), o prefeito Caio Matheus esteve reunido com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para tratar sobre o envio de vacinas para o município".

Além disso, o município está adotando medidas para a compra direta de vacinas por meio dos consórcios dos municípios da Baixada Santista e da Frente Nacional de Prefeitos. A expectativa é a aquisição de doses para vacinar inicialmente 50 mil pessoas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!