EM MEMÓRIA

Familiares e amigos de Beto Schina se reúnem na data em que o surfista faria 49 anos

Homenagem para empresário que faleceu há três meses será realizada neste domingo (24) em Bertioga (SP)

Lenildo Silva
Publicado em 20/07/2022, às 12h22 - Atualizado às 13h23

FacebookTwitterWhatsApp
Morre aos 47 anos, Beto Schina: empresário, atleta e músico de Bertioga Beto Schina - Arquivo pessoal
Morre aos 47 anos, Beto Schina: empresário, atleta e músico de Bertioga Beto Schina - Arquivo pessoal

A perda do empresário, atleta e músico Beto Schina, ainda é sentida por amigos e familiares e, neste domingo (24), um grupo de surfistas organiza, junto a família, uma homenagem no dia em que o surfista completaria 49 anos.

Beto faleceu no final de abril deste ano, em Bertioga, litoral de São Paulo. Bastante conhecido na cidade, Schina era casado com Camila Katsue e deixou uma filha.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

O experiente hoteleiro era facilmente reconhecido nas praias de Bertioga onde surfava e se tornou juiz de surf, além de integrar a banda Peixe Elétrico, na qual era baterista e fez sucesso na região. Porém, aos 35 anos, recebeu a notícia que mudou sua vida. Beto foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

ELA é uma rara doença neurodegenerativa progressiva e sem evidências de um tratamento que leve à sua cura. Ela é provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal.

Esses neurônios são células nervosas especializadas que, ao perderem a capacidade de transmitir os impulsos nervosos, dão origem à doença, que resulta em uma paralisia motora progressiva e irreversível. Apesar disso, o portador dessa doença preserva a capacidade intelectual e cognitiva.

Após anos de luta e muita vontade de viver, Schina não resistiu e veio a óbito enquanto dormia. A confirmação foi oficializada pela sua esposa nas redes sociais. “É com grande pesar que informo o falecimento do meu amor, nosso Beto Schina. Descansou dormindo”, escreveu Camila Katsue.

Homenagem

A homenagem em memória ao legado que Beto Schina deixou aos amigos e familiares vai acontecer neste domingo (24), na Praia da Enseada, próximo ao Hotel 27, a Camila Katsue, viúva de Beto conversou com a reportagem do Portal Costa Norte, segundo ela o encontro é para celebrar tudo que ele representa, pois para os que o conhecia ele será eterno.

“Meu marido completaria 49 anos. Mesmo ele não estando presente em corpo físico, queremos celebrar a vida dele, as memórias, o legado, a lição de vida que ele deixou aqui. Para todos que o conheciam será eterno”, disse Camila.

“Iremos fazer uma homenagem a partir das 14 horas na praia da Enseada. Os amigos surfistas irão prestar uma homenagem no mar, será no meio entre o quiosque do 27 e o quiosque da cultura, bem de frente pra laje”, completou.

Beto Schina era baterista banda Peixe Elétrico Beto Schina (Reprodução Claiton Celso/arquivo)

Para o amigo de Beto, Garbis Agopian, conhecido como Garo, o encontro entre amigos e familiares para homenageá-lo é fundamental para ele e para Bertioga, pois a data é especial para quem tanto agregou para a cidade.

Leia os destaques jornalísticos do dia ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

“O Beto Schina agregou muito para a cidade e para muitos. Ele foi um exemplo para mim, como pai, amigo, filho. Ele foi uma referência na cidade de batalhador pela vida, pois mesmo em uma cadeira de rodas e acometido pela doença, não perdeu as esperanças. A luta dele ao lado da Camila Katsue que esteve ao lado dele deixa um grande legado, um exemplo para todos nós”, disse Garo à reportagem.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!