PERSONAGEM

Descubra quem é o locutor do tradicional carro de propaganda de Bertioga

Ele percorre a cidade em chamativo carro de som, mas o detalhe marcante é a repetição, sempre por três vezes, do nome do cliente; impossível passar despercebido

Rodrigo Florentino
Publicado em 20/06/2024, às 15h23 - Atualizado às 16h19

FacebookTwitterWhatsApp
O trailer colorido é customizado com o tema da data comemorativa mais próxima - Acervo Pessoal/Edinho Camargo - Arquivo pessoal
O trailer colorido é customizado com o tema da data comemorativa mais próxima - Acervo Pessoal/Edinho Camargo - Arquivo pessoal

Se você mora ou já visitou Bertioga durante épocas festivas, como Natal, Dia das Crianças e Dia das Mães, pode ter visto e ouvido um carro de som decorado de forma caprichosa. O mais peculiar, contudo, é  voz enigmática que divulga comércios da cidade, de forma personalizada e inusitada, já que ele repete, por três vezes seguidas, o nome do cliente. Claro que, se você não prestou atenção na primera vez, certamente ouvirá na segunda ou na terceira. Uma estratégia digna de uma  peça publicitária.

O que poucos sabem é que, por trás daquela voz, há uma pessoa bem-humorada e muito estilo próprio, que criou uma estratégia de marketing eficiente; ela já faz parte do cotidiano da cidade e conta com vários anos de experiência com divulgação dentro e fora da Baixada Santista. Edinho Camargo é o responsável por essa divulgação itinerante. Ele guarda recortes antigos de jornais, fotos de eventos e reuniões do comércio, cartazes de promoções antigas e cartões de apresentação das muitas empresas com as quais já trabalhou.

Desde 1972 trabalha com eventos e, com propaganda, desde 1986. Edinho já fez de tudo: de sorteio de prêmios a ações de marketing com rádios, passando por divulgação de exposições de arte, noites de autógrafos e outros eventos. Além, claro, do seu famoso carro de som.

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo

Caminho até Bertioga

A história de Edinho com eventos começou quando era comerciante em São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo. No chamado Morumbi Chopp Chopp, organizava shows de talentos de calouros que agitavam a praça da região. “Era um sucesso. Toda a Zona Leste ia pra cantar e se divertir. O que era uma praça vazia virou um local em que todo domingo tinha cinco mil pessoas”, diz ele.

Em Mogi das Cruzes, cidade do Alto Tietê, passou a promover arte e cultura com uma agência de propaganda, por meio de promoções de shows, feiras e eventos de aniversário da cidade. No ano de 1991, veio para o litoral de São Paulo, em São Vicente, onde promoveu ações em comércios.

sorteio
A partir de 1991, Edinho passou a realizar ações promocionais em São Vicente - Acervo Pessoal/Edinho Cardoso

Após passar por essas e outras cidades como Rio de Janeiro, Guarulhos, em São Paulo, e Fortaleza, no Ceará, e com passagens por rádios e afiliadas de TVs como Globo e Band, Edinho veio para Bertioga, em 1998, onde realizou sorteios na Associação Comercial da cidade. “Fizemos promoções dando carros como prêmio. Tínhamos também um trenzinho com carros de som para as crianças e decoramos o bairro; repercutiu em jornais da época”, conta.

Propaganda itinerante

Transportado por um Gol vermelho, o trailer com as propagandas conta com 28 espaços disponíveis. Para preenchê-los, Edinho monta um documento com informações sobre a ação e distribui nos comércios em busca de parceiros. Mas, há quem confie tanto no projeto que nem espera as informações chegarem e logo abraça a ideia.

O trajeto do carro é focado nas áreas de Bertioga mais fortes no comércio, como o Centro, Itapanhaú, Jardim Albatroz e Rio da Praia, entre outras. Como estratégia, começa a circulação a partir da semana em que as pessoas recebem o pagamento do salário. “Sempre começamos a rodar nesse período. Essa é a jogada que dá o retorno, quando tem mais gente na rua”, conta Edinho.

carro de som dia dos namorados edinho camargo
Edinho tem arquivado diversos registros de sua carreira profissional / Rodrigo Florentino

O som nas ruas

Para o comerciante Bruno Serena, do empório CerealMix, a ideia é um tipo de propaganda válida. “Já faço esse tipo de trabalho com o Edinho há alguns anos. Acredito que todo tipo de divulgação é importante, ainda mais por se tratar de uma cidade pequena onde a maioria do comércio está concentrada nas duas principais avenidas”, conta ele.

E o que diz quem escuta o som nas ruas? Para a aposentada Irene Silva, de 68 anos, a medida pode ajudar quem não está muito acostumado com a tecnologia. “Mesmo com esse mundo digital de hoje em dia, é interessante ver que os métodos mais antigos continuam na ativa. Ajuda quem não tem muito contato com a internet”.

Já os jovens dizem estar mais acostumados com os meios digitais, como é o caso de Luana Abreu, de 22 anos. “Como sou dessa geração digital, estou mais acostumada com as propagandas que vejo pelo celular. Mas entendo também que tem gente que não lida bem com tecnologia e prefere esse método mais antigo”, conta ela.

Edinho diz que faz questão de trabalhar com associações comerciais e Câmaras de Dirigentes Lojistas para impulsionar o comércio local. “Eu ponho o nome deles nos anúncios justamente para ajudar, pois perderam muita força depois que passou a não existir mais a obrigação de se associar a eles para utilizar os serviços do SPC/Serasa”, conta o profissional.

Decorações temáticas

Quem vê o carro dos anúncios, percebe a customização. A tradição começou em 2012, quando voltou para Bertioga. “Um dia eu pensei em fazer um carro de som diferente. Aí fui planejando fazer um painel, um portal ou algo do tipo. Isso acabou dando tão certo que agora faço todos os feriados comemorativos”, conta Edinho.

O tema varia de acordo com a próxima data a ser celebrada. Neste ano, por exemplo, os próximos são Dia dos Pais e os Jogos Olímpicos de Paris, que são realizados em épocas próximas. Os planos já estão sendo traçados.

papai noel edinho camargo
Edinho conta que é o único a possuir Papai Noel no comércio de Bertioga - Acervo Pessoal/Edinho Camargo

“Para os Jogos Olímpicos, penso em colocar aros de bicicleta com luzes e posicionar de uma forma que fiquem como os anéis olímpicos. Pro Dia dos Pais seria basicamente criar slogans. Para os restaurantes seria algo como 'Leve papai pra papar'. A parte da venda em si é pro Dia dos Pais. Apenas a Olimpíada não é forte”, comenta. Quando fala do Natal, ele se orgulha ao dizer que tem o único Papai Noel que circula pelo comércio de Bertioga.

Apelo

“Prestigie nosso comércio”, “Cresça com a cidade, +empregos e +qualidade de vida” e “Aqui você tem tudo que precisa e merece”, além do clássico adesivo “Eu amo Bertioga” são as frases presentes no carro de som, com o intuito de incentivar os moradores a usarem o comércio local.

frases apoio ao comércio local de Bertioga
Frases de apoio ao comércio local estão presentes na carreta de som - Acervo Pessoal/Edinho Camargo

Ele lamenta ver empresas fecharem as portas por não darem certo. “Nesse tempo em que estou aqui vi muitas portas abrirem e se fecharem. É triste ver quando um jovem tem um sonho e investe e acaba não dando certo”. No final da entrevista, Edinho faz um pedido para os moradores de Bertioga.

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo

“Prestigiem o comércio da cidade. É tão fundamental que até carrego essa frase no carro de som. Temos a área naval, a de serviços e o comércio, mas não temos a parte da indústria. É preciso incentivar as empresas para ter trabalho pros jovens que estão começando no mercado. Isso acaba fortalecendo a cidade e é fundamental, pois gera mais vendas”, finaliza.

Para falar com Edinho Camargo, entre em contato pelo telefone 13 9961 04343.

Rodrigo Florentino

Rodrigo Florentino

Formação e faculdade: Comunicação Social (Jornalismo) - Universidade Santa Cecília (Unisanta)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!