ESPECIAL 34 ANOS

Curiosidade: rios marcam a maior parte das divisas de Bertioga com cidades vizinhas

Limites geográficos de Bertioga, no litoral de São Paulo, seguem o traçado de rios, serras e espigões; conheça os principais rios da cidade

Rio Guaratuba nasce no limite entre os municípios de Salesópolis e Biritiba Mirim - Pedro Rezende / Arquivo CN
Rio Guaratuba nasce no limite entre os municípios de Salesópolis e Biritiba Mirim - Pedro Rezende / Arquivo CN

O município de Bertioga apresenta um fato curioso: a maioria de suas divisas com outros municípios é marcada por rios e formações naturais, como a Serra do Mar. A divisa com Santos, maior cidade do litoral paulista, por exemplo, começa no canal de Bertioga, sobe pelo ribeirão Iriri e atravessa uma série de espigões e divisores de bacias hidrográficas, passando por áreas como o pico Jaguareguava e os rios Itapanhaú e Itatinga.

Com Mogi das Cruzes, a separação também é feita por divisores de rios, como o Itatinga, o Claro e o Grande, em um traçado que acompanha os contrafortes da serra e o encontro de importantes afluentes. O mesmo se repete nas fronteiras com Biritiba-Mirim, onde o limite segue o rio das Pedras e o ribeirão Guacá até alcançar a Serra do Mar — que neste trecho recebe os nomes locais de serra Itaquerê e serra de Guaratuba.

Já na divisa com Salesópolis, o marco está na cabeceira do córrego do Capinzal, continuando ao longo da serra até o ponto em que ela divide as águas do rio Una e do rio Guaratuba, que também aparecem no trecho limítrofe com São Sebastião.

Quais são os principais rios de Bertioga?

Os principais rios de Bertioga, em extensão e volume de água, são Itapanhaú, Itaguaré e Guaratuba, que, somados, resultam em uma das principais bacias hidrográficas da Baixada Santista, com 475,5km². Para formá-los, há um grande conjunto de outros rios menores, alguns nem tanto, como Itatinga e Jaguareguava, além de diversos córregos, riachos e ribeirões, que se espalham entre os ecossistemas da Mata Atlântica, como manguezal e restinga.

Rio Guaratuba

A área de drenagem da bacia do rio Guaratuba é de 128,7km². Nasce na fronteira entre os municípios de Salesópolis e Biritiba Mirim, na Serra do Mar, tem em sua foz um cenário diferenciado dos demais rios de Bertioga, pois deságua na praia e forma uma linda lagoa contornada por uma prainha fluvial. Ele é ladeado, de um lado, pelo morro do Itaguá, com vegetação preservada pertencente ao Parque Estadual Restinga Bertioga (Perb), e do outro, pela praia de Guaratuba, de areias brancas e ondas médias.

Rio Itaguaré

A foz do rio Itaguaré é responsável por um dos mais belos cenários da cidade. Ele deságua diretamente no Oceano Atlântico, mas, para isso, corre por 2,9km em forma de semicírculo pela faixa de areia da praia homônima; tal capricho da natureza criou uma lagoa com uma imagem de cartão-postal. Sua drenagem é de 85,3km² e sua extensão é de 12,5km até o sopé da Serra do Mar. Toda a área faz parte do Parque Estadual Restinga Bertioga (Perb) e é considerado um dos últimos redutos de vegetação de restinga do estado de São Paulo, com imensa importância ambiental e científica.   

O rio Itaguaré é formado pelo rio Perequê-Mirim – que nasce na encosta da Serra do Mar – e tem como afluentes os rios Vermelho (microbacia do Guaratuba), dos Alhos e Cachoeirinha Grande.

Rio Itapanhaú

Maior rio do litoral paulista, o Itapanhaú nasce no município de Biritiba Mirim, na Serra do Mar, e percorre 40km até desaguar no canal de Bertioga, que tem ligação com o Oceano Atlântico. Ele é formado por cinco afluentes: os rios Sertãozinho e Guacá, no alto da serra e, mais abaixo, Itatinga e Jaguareguava.

Mas, ao longo de seu percurso, ainda recebe água de oito contribuintes.  Os maiores são o rio Banana e córrego Guaxinduva, e os menores: rio João Pereira; rio da Praia (rio de drenagem); ribeirão Carambiú; ribeirão das Furnas; córrego Pelaes ou Fazenda e córrego Canhambura. Toda essa carga de água forma uma bacia com uma drenagem de 261,5km². Em Bertioga, o Itapanhaú tem uma vazão média de 20 mil litros de água por segundo.

Rio Itatinga

Com nascente em Mogi das Cruzes, no distrito de Taiaçupeba, o rio Itatinga é um patrimônio hídrico da região bem protegido. Um dos formadores do rio Itapanhaú, o Itatinga possui oito afluentes contribuintes e sua bacia está inserida no Parque das Neblinas, situado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga.

Dos 24 quilômetros percorridos pelo rio Itatinga, desde a Serra do Mar até desaguar no rio Itapanhaú, em Bertioga, 14 cortam o Parque das Neblinas, que protege ainda 449 nascentes, o equivalente a cerca de 50% de sua bacia.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!