HOMENAGEM

Cofundador da Sobloco é homenageado em praça de São Caetano do Sul

Luiz Carlos Fundou a Sobloco Construtora S/A em 1958, e o planejamento sempre foi a base principal de seus empreendimentos

Da redação
Publicado em 11/05/2023, às 16h04 - Atualizado às 16h49

FacebookTwitterWhatsApp
A homenagem, realizada em 7 de maio, foi idealizada pelo prefeito do município, José Auricchio (PSDB) Cofundador da Sobloco é homenageado em praça de São Caetano do Sul - Divulgação/Sobloco
A homenagem, realizada em 7 de maio, foi idealizada pelo prefeito do município, José Auricchio (PSDB) Cofundador da Sobloco é homenageado em praça de São Caetano do Sul - Divulgação/Sobloco

O engenheiro e cofundador da Sobloco Construtora, Luiz Carlos Pereira de Almeida (1926-2020), foi homenageado na Praça do Forno, localizada na área da antiga Cerâmica São Caetano, na cidade de São Caetano do Sul (SP), mantida como memória da indústria que deu lugar ao bairro planejado Espaço Cerâmica, e recebeu o nome do engenheiro que foi o idealizador do empreendimento.

Luiz Carlos Fundou a Sobloco Construtora S/A em 1958, e o planejamento dele sempre foi a base principal de seus empreendimentos, que sempre foram além da construção civil e representam importante fator de desenvolvimento nas cidades como de São Caetano do Sul e Bertioga.

Entrada Riviera de São Lourenço (Reprodução/Hotel Riviera Ilha da Madeira)

Em Bertioga, a Riviera de São Lourenço é um grande exemplo desta fórmula e tem em sua entidade social a Fundação 10 de Agosto, sem fins lucrativos, que proporciona educação e qualificação profissional à população da cidade desde 1993. Esse projeto social é a realização do sonho dele, o sonho de igualar oportunidades.

A homenagem em São Caetano, realizada em 7 de maio, foi idealizada pelo prefeito do município, José Auricchio (PSDB). A cerimônia, conduzida pelo próprio chefe do Executivo, contou com a presença de autoridades da região, familiares de Luiz Carlos e mais de 100 pessoas.

Representando a família de Luiz Carlos, seu filho, Luiz Augusto, enfatizou a relevância da parceria da iniciativa privada e do poder público, elogiando a gestão do prefeito José Auricchio e reconhecendo o papel da prefeitura na viabilização do projeto do Espaço Cerâmica.

Ele se referiu às ações de planejamento urbano coordenadas no terreno de 300 mil quadrados, transformado pela Sobloco em “state-of-the-art” para atingir o status de maior projeto de revitalização urbana do país, contemplando áreas residenciais, comerciais e de serviços, parques públicos, hotéis, shopping center e hospital.

A reestruturação do espaço contribuiu pela melhoria na qualidade da vida dos moradores de São Caetano, além de atrair investimentos e contribuir para a geração de empregos e arrecadação municipal. O local recebeu a instalação de um busto do homenageado na praça do espaço cerâmica.

Sobre Luiz Carlos Pereira de Almeida

Luiz Carlos Pereira de Almeida, cofundador da Sobloco, foi presidente da Ação Comunitária do Brasil, diretor-superintendente e presidente do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Presidiu a Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (FIABCI – BRASIL) no período de 1984-1988. Foi eleito em Montreaux-Suíça presidente mundial da FIABCI para o período 1993/1994.

Além disso, criou e presidiu por sete anos consecutivos, de 1992 a 1999, o Júri do Prix d'Excellence, conhecido como o 'Oscar' do mercado imobiliário internacional. O certame internacional é promovido em Paris pela FIABCI.

Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP, criou a construtora em 1958, ao lado de seu sócio Mario Najm, fazendo da Sobloco uma referência em planejamento urbano de grande escala. Além do Espaço Cerâmica, a empresa tem empreendimentos como a Riviera de São Lourenço, em Bertioga, no Litoral Norte de São Paulo, e o Parque Faber-Castell, em São Carlos, no interior paulista.

Luiz Carlos faleceu em 2020, aos 94 anos, devido a uma insuficiência cardíaca.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!