MAIOR TEMPORAL DA HISTÓRIA

CHUVAS: Bertioga decreta estado de emergência e cancela carnaval

Chuvas atingiram volume duas vezes maior do que o esperado para todo o mês de fevereiro. "Não tem mais clima', afirma prefeito de Bertioga

Marina Aguiar
Publicado em 19/02/2023, às 16h15 - Atualizado às 17h55

FacebookTwitterWhatsApp
Núcleo City Mar, no bairro Chácaras, ficou completamente alagado neste domingo (19) Chuva no City Mar Bertioga - Reprodução
Núcleo City Mar, no bairro Chácaras, ficou completamente alagado neste domingo (19) Chuva no City Mar Bertioga - Reprodução

Após ser atingida por uma tempestade descomunal, a cidade de Bertioga, no litoral de São Paulo, entrou em estado de emergência e cancelou a programação de carnaval. O decreto foi anunciado neste domingo (19) pelo prefeito Caio Matheus (PSDB), por meio de suas redes sociais.

Segundo informações do Governo de São Paulo, as chuvas acumularam 683mm nas últimas 24 horas. O maior volume registrado em todo o litoral paulista e o maior volume dos últimos anos. "Foi duas vezes maior do que o esperado para o mês de fevereiro inteiro", pontuou o prefeito. Em Guarujá, por exemplo, choveu 395mm no mesmo período.

Carro ficou submerso durante alagamento em Bertioga chuva em bertioga (Reprodução)

A cidade está com diversos pontos de alagamento e a Defesa Civil municipal está atendendo ocorrências desde a noite de sábado (18). "Graças a Deus não houve nenhuma morte, nada mais sério, além de prejuízos materiais", afirmou o chefe do Executivo.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e o Fundo Social de Solidariedade estão trabalhando em conjunto para atender as pessoas atingidas pela chuva. Ao todo, 13 pessoas ficaram desalojadas e estão abrigadas na Escola Municipal José de Oliveira Santos, no bairro Rio da Praia.

Carnaval cancelado

Devido a previsão de mau tempo nos próximos dias, a prefeitura de Bertioga e a Liga Independente de Blocos e Escolas de Samba Bertioguense (Libesb) decidiram cancelar a programação de carnaval do município

"Não tem mais clima, infelizmente. A previsão do tempo pros próximos dias nao é dos melhores. Também estão cancelados os eventos da Arena Radical, na praia de São Lourenço", explicou Caio Matheus.

O presidente da Libesb, Ricardo Freitas, o cancelamento se deve aos alertas da Defesa Civil. "Cancelamos porque estamos em alerta vermelho e também em solidariedade às famílias que perderam tudo e ficaram desabrigadas".

Segundo Freitas, cada bloco e escola de samba da cidade está promovendo ações sociais para arrecadar alimentos, roupas e cobertores para as famílias atingidas pela enxurrada.

Maior temporal da história

As fortes chuvas foram ocasionadas pela passagem de uma frente fria que gerou um sistema de baixa pressão, trazendo umidade do oceano para o continente.

Essa massa de ar se concentrou na região do Litoral Norte e Baixada Santista gerando acumulados elevados de chuvas. A tendência é que essa massa de ar se desloque para o litoral sul sentido Paraná, com acumulados podendo chegar a mais de 100mm em Itanhaém e Peruíbe.

Confira os maiores acumulados nas últimas 24 horas:

Bertioga 683mm

Guarujá 395mm

Santos 232mm

São Vicente 194mm

Cubatão 117mm

Praia Grande 209mm

Mongaguá 112mm

Itanhaém 94mm

Peruíbe 98mm

Ubatuba 335mm

Caraguatatuba 234mm

Ilhabela 337mm

São Sebastião 627mm

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!