TURISMO

Bertioga: vai ter rapel e cachoeirismo na cachoeira do Elefante

Expectativa é de que as operações tenham início no próximo verão; cachoeira do Elefante fica abaixo da Véu da Noiva, às margens da Mogi-Bertioga

Redação
Publicado em 03/10/2023, às 08h22 - Atualizado em 05/10/2023, às 13h49

FacebookTwitterWhatsApp
A cachoeira do Elefante fica dentro do Parque Estadual Serra do Mar - Ubira Nogueira
A cachoeira do Elefante fica dentro do Parque Estadual Serra do Mar - Ubira Nogueira

Boa notícia para os amantes de ecoturismo! Em breve Bertioga vai contar com novas opções para a prática de rapel e cachoeirismo na deslumbrante cachoeira do Elefante, localizada abaixo da cachoeira Véu da Noiva. Os dois pontos turísticos estão localizados às margens da rodovia Mogi-Bertioga, dentro do Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Bertioga.

No sábado (30), uma equipe da Secretaria de Turismo e Cultura, em conjunto com os gestores dos parques e especialistas, realizaram uma vistoria para a implantação das novas atrações na cachoeira. O chefe do Ecoturismo de Bertioga,  Aluízio Durço, esteve na vistoria, acompanhado de profissionais do setor e de condutores de turismo. 

Vistoria na cachoeira Véu da Noiva
Equipe de rapel em vistoria no ponto turístico - Divulgação - Prefeitura de Bertioga

“A implantação de novas opções de turismo de aventura em contato com a natureza é fundamental para fortalecer o ecoturismo da cidade e atrair novos públicos. Além do esporte, os praticantes deste tipo de turismo ainda podem apreciar o que Bertioga tem de melhor: as trilhas, a mata e a natureza preservada”, ressaltou Aluízio. 

Ainda segundo o chefe do Ecoturismo, a expectativa é de que as operações de rapel e cachoeirismo tenham início no próximo verão. No rapel os praticantes descem um paredão com a ajuda de uma corda, que desliza por um cabo. O cachoeirismo é uma descida em quedas d'água, seguindo ou não o curso d'água.  

Após aprovação dos locais adequados, será aberto um processo de concessão para operação no local, sendo requisitos cumprir o regramento dos parques e as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Sistema de Gestão de Segurança em Turismo de Aventura (SGS) – empresa mundial de inspeção, verificação, testes e certificação.

Errata

A princípio divulgamos que a atividade seria na cachoeira Véu da Noiva, conforme informação da prefeitura de Bertioga. No entanto, a equipe do Parque Estadual Serra do Mar (Pesm) solicitou correção e aqui está: a atividade será na cachoeira do Elefante, que fica próximo a do Véu da Noiva. Ocorre que a área é um complexo de cachoeiras e a que permite acesso para a atividade é a do Elefante. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!