Ação tem o objetivo de compartilhar experiências e construir as capacidades de adaptação às mudanças climáticas. Ela ocorrerá no dia 27 e 29 de junho
Representantes da prefeitura de Bertioga vão participar do 8º Curso de Formação da Unesco para o World Network of Island and Coastal Biosphere Reserves (WNICBR), ou Rede Mundial de Reservas da Biosfera Insulares e Costeiras, em Jeju Island, na Coreia do Sul. A ação ocorrerá entre 27 e 29 de junho e tem o objetivo de compartilhar experiências e construir as capacidades de adaptação às mudanças climáticas, alcançando o desenvolvimento sustentável.
Organizada pela Unesco, a viagem vai abordar a restauração ecológica, a adaptação às alterações climáticas e desenvolvimento sustentável em reservas da biosfera insulares e costeiras; e também políticas de gestão e planejamento de reservas da biosfera.
Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp
A Diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental de Bertioga, Noelle Farias de Aquino, reforçou a importância de debater sobre as reservas da biosfera insulares e costeiras, que enfrentam questões comuns sobre mudanças climáticas em relação ao alcance do desenvolvimento sustentável.
A cidade de Bertioga estará representando a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV), após a indicação da conselheira do RBCV, Yara Maria Chagas de Carvalho. A reserva abrange 78 municípios nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista e é caracterizada por uma das maiores concentrações populacionais do mundo e um dos maiores polos econômicos da América Latina, onde o alto grau de atividades humanas impacta e pressiona constantemente seus ecossistemas.
A RBCV, conforme diretrizes do Programa MAB - UNESCO, tem como principal missão incentivar e promover a conservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a difusão do conhecimento tradicional e cientifico. Os ecossistemas existentes (Cinturão Verde) em seu território são diretamente responsáveis pelo fornecimento de serviços ambientais essenciais à saúde e bem-estar de uma população superior a 25 milhões de habitantes, tais como: suporte geológico e da biodiversidade; provisão de água, alimentos, produtos florestais, recursos genéticos; regulação da qualidade do ar, do clima, da erosão, de doenças e pragas, de ameaças naturais, regulação hídrica, polinização; além de serviços culturais como recreação e turismo, valores estéticos, espirituais e religiosos.
Leia também: Bertioga celebra São João Batista com programação especial