COVID-19

Bertioga (SP) | Contrários a restrições, comerciantes manifestarão amanhã pelo direito de trabalhar

Diversas categorias estão impedidas de exercer atividades desde a implantação da fase emergencial do Plano SP. Lockdown da Baixada agravou crise econômica

Antonio Pereira
Publicado em 31/03/2021, às 13h07 - Atualizado às 13h44

FacebookTwitterWhatsApp
Concentração está marcada para às 9h na Praça dos Emancipadores - Reprodução/ Prefeitura de Bertioga
Concentração está marcada para às 9h na Praça dos Emancipadores - Reprodução/ Prefeitura de Bertioga

Comerciantes, empresários e profissionais de diferentes segmentos, todos eles moradores de Bertioga (SP), anunciam manifestação pacífica pelo direito de trabalhar e contra as medidas restritivas adotadas por estado e município no enfrentamento à pandemia da Covid-19. A concentração está marcada para quinta-feira, 1°, às 9h na Praça dos Emancipadores, no Albatroz. O protesto é organizado pelo coletivo Um Por Todos e Todos Por Um.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/costanortenews E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

O grupo caminhará aproximadamente dois quilômetros até a prefeitura, no Centro, onde pretende apresentar propostas ao prefeito Caio Matheus (PSDB) e questionar adesão do município à fase emergencial do Plano São Paulo decretada pelo governador João Doria (PSDB) há 16 dias e, a adesão conjunta às demais prefeituras da Baixada, em favor do lockdown iniciado no último dia 23.

Segundo um dos porta-vozes do grupo, o empresário Luiz Claudio do Carmo Amâncio não existe nenhum viés político-ideológico, apenas o desejo de trabalhar e poder pagar as contas. Desde o último dia 13 apenas os serviços considerados essenciais estão permitidos a receber clientes.

“Tem uma frase conhecida que diz, que o trabalho dignifica o homem. Como estamos sem poder trabalhar o sentimento que fica é que estão tirando nossa dignidade. Mandaram a gente fechar e não recebemos nenhum tipo de auxílio”, disse.

Entre os pedidos estão a abertura mesmo que parcial para todas as atividades comerciais mantendo os protocolos sanitários de máscara, álcool gel e aferição de tempura; e a flexibilização de horários e público atendido a exemplo da fase amarela, não tão restritiva, do Plano São Paulo.

A Covid-19 em Bertioga

Segundo o último boletim coronavirus divulgado pela prefeitura 4.340 pessoas foram infectadas desde o início da pandemia e, 83 delas infelizmente faleceram. A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva - UTI está em 70% (7 pessoas) e outros 11 pacientes estão em UTIs de outras cidades. Dos 63 mil habitantes (segundo estimativa IBGE 2019), 566 estão em infectados no momento, quem não está hospitalizado está em isolamento domiciliar.


Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!