SAÚDE

Bertioga registra queda em casos confirmados de dengue

Cidade vai formar 28 novos agentes de combate a endemias para fortalecer a defesa contra a dengue

Matheus Alves
Publicado em 18/07/2023, às 16h32 - Atualizado em 21/07/2023, às 15h23

FacebookTwitterWhatsApp
A cidade de Bertioga registrou 845 casos confirmados da doença entre os meses de janeiro e junho de 2023 - Reprodução/Prefeitura de Bertioga
A cidade de Bertioga registrou 845 casos confirmados da doença entre os meses de janeiro e junho de 2023 - Reprodução/Prefeitura de Bertioga

Entre os meses de maio e junho deste ano, a cidade de Bertioga registrou queda de 43,9% no número de casos confirmados de dengue. No quinto mês do ano foram atestadas 291 ocorrências, enquanto no mês passado o número caiu para 128. Os dados foram divulgados pela própria prefeitura.

Leia também: Copa Agita Bertioga de Inverno marca golaço para a causa animal

A cidade registrou 845 casos confirmados da doença entre os meses de janeiro e junho de 2023. A maior diferença ficou entre março (128 casos) e abril (242), com aumento de 52,8% entre um mês e outro.

No entanto, o período mais crítico ocorreu em maio. Foram registrados 291 casos confirmados, além de 502 suspeitos descartados, totalizando 793 notificações feitas pela prefeitura de Bertioga.

Ações para diminuir os casos

Para mudar esse cenário, a prefeitura de Bertioga intensificou as ações de fiscalização nos locais mais atingidos pelos focos do Aedes aegypti, sendo os bairros de Boraceia, com 191 casos confirmados entre janeiro e junho deste ano; Chácaras, com 118 casos; Indaiá, com 94 ocorrências; e o Centro, que teve 136 casos confirmados.

A gestão municipal adiantou que vai contratar 28 novos agentes de combate a endemias para fortalecer a defesa contra a dengue. Esses funcionários devem começar a trabalhar a partir de agosto deste ano, revelou Marly Inês dos Reis, diretora de Vigilância em Saúde de Bertioga: “O município, por meio de um processo seletivo, vai chamar ainda mais agentes, com o objetivo de fortalecer as nossas ações no inverno, para que quando chegue o verão esses ovos do mosquito estejam controlados”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!