TURMA DO BEM

Bertioga recebe mutirão odontológico gratuito para adolescentes na quinta (6)

Ação promovida pela ONG Turma do Bem e Colgate atenderá crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em cinco cidades do litoral

Lenildo Silva
Publicado em 04/06/2024, às 11h25 - Atualizado às 14h12

FacebookTwitterWhatsApp
Megamutirão de triagem ocorre em Bertioga desde 2014 - Foto: arquivo/Integra Bertioga
Megamutirão de triagem ocorre em Bertioga desde 2014 - Foto: arquivo/Integra Bertioga

Crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, terão a oportunidade de participar de uma megatriagem odontológica gratuita, promovida pela ONG Turma do Bem em parceria com a Colgate, na quinta-feira (6). Pacientes selecionados receberão tratamento odontológico sem custos até os 18 anos de idade.

No litoral de São Paulo, as cidades beneficiadas são Guarujá, Santos, Bertioga, Caraguatatuba e Ubatuba. Em Bertioga, a triagem ocorrerá na sede do Lions Clube, na avenida 19 de Maio, número 338, a partir das 9 horas.

Clique aqui para seguir nosso canal no Whatsapp

Mirian Gregio, dentista de Bertioga e coordenadora regional da Turma do Bem, disse que o objetivo do projeto é devolver à sociedade jovens com a autoestima recuperada e um sorriso saudável. “O projeto está na cidade desde 2014 e, neste ano, a triagem volta com mais força graças ao apoio da Colgate. O sorriso saudável é o cartão postal do ser humano e queremos que essas crianças e adolescentes voltem à sociedade com confiança e oportunidades”, explicou.

Ainda de acordo com a coordenadora, os selecionados na triagem serão tratados por dentistas voluntários da Turma do Bem até completarem a maioridade. "Somos cerca de 14 dentistas participando do projeto em Bertioga, e as crianças selecionadas serão atendidas nos consultórios dos dentistas voluntários da cidade”, explicou.

Turma do bem faz mutirão odontológico na quinta (6)
Turma do bem e Colgate fazem mutirão odontológico na quinta (6) - Foto: reprodução PCN

Mirian explica, ainda, que os exames realizados durante a triagem são visuais e não invasivos, a condição odontológica de cada paciente será avaliada por profissionais e os aprovados serão encaminhados aos consultórios para iniciar o tratamento. Só poderão participar da triagem crianças e adolescentes com idades entre 11 e 17 anos; devem estar acompanhados de um responsável e apresentar RG e comprovante de residência.

Além de Bertioga, a cidade de Ubatuba também prestará o serviço, que  é aberto ao público em geral por meio do Instituto Bacuri, na E.M José Belarmino Sobrinho, das 13h às 17h; nas demais cidades, a triagem será direcionada a jovens de projetos sociais já atendidos por entidades sociais.

  • Caraguatatuba: E. E. Avelino Ferreira (triagem fechada);
  • Guarujá: E. E. Professora Thereza Silveira de Almeida (triagem fechada);
  • Santos: E.E Visconde de São Leopoldo (triagem fechada).

Parceria Colgate

A edição deste ano faz parte do movimento 'Juntos Contra a Carência Dental', promovido pela Colgate. A iniciativa do projeto é conscientizar sobre a falta de acesso à prevenção e tratamento da cárie, um problema que afeta muitos brasileiros. Adriana Anido, vice-presidente de marketing da Colgate, fala sobre a importância do movimento para a saúde e autoestima dos jovens:

O movimento ‘Juntos Contra a Carência Dental’ não é apenas sobre cuidados odontológicos, mas também sobre saúde, autoestima e educação. Ao unirmos esforços com a Turma do Bem, podemos transformar a vida de milhares de jovens, prevenindo cáries e outros problemas decorrentes da falta de tratamento adequado”.

Turma do Bem

A Turma do Bem, fundada em 2002, é uma organização não governamental que atua na promoção da saúde bucal de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A parceria com a Colgate fortalece a missão de ambas as entidades em combater a carência dental no Brasil. A participação nas triagens é gratuita e aberta a todos os jovens que atendam aos requisitos.

Lenildo Silva

Lenildo Silva

Cursa jornalismo na Faculdade Estácio

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!