XÔ, MOSQUITO

Bertioga intensifica nebulização contra o mosquito da dengue

Nebulização costal, em andamento no Centro, segue até o sábado (6); objetivo da ação é eliminar o mosquito adulto

Redação
Publicado em 04/04/2024, às 15h09 - Atualizado às 15h21

FacebookTwitterWhatsApp
Veja cuidados que devem ser tomados durante a nebulização - Joanderson Piropo/Prefeitura de Bertioga
Veja cuidados que devem ser tomados durante a nebulização - Joanderson Piropo/Prefeitura de Bertioga

A prefeitura de Bertioga intensificou ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Uma dessas é a nebulização costal, realizada no centro da cidade, que segue até sábado (6). O serviço se estenderá a todos os bairros.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Bertioga, durante a aplicação do inseticida, por meio da nebulização, os ocupantes do imóvel deverão permanecer na calçada do outro lado da rua, acompanhados, quando houver, das crianças, recém-nascidos e idosos, bem como animais. Só deverão retornar ao imóvel 30 minutos após o término da aplicação do inseticida.

Se houver pessoas doentes ou acamadas, elas deverão ficar em cômodo com as portas e janelas fechadas, permanecendo por 30 minutos após a aplicação. Neste caso, é aconselhável a vedação de frestas das portas e janelas.

Para a realização do procedimento, é necessário que a população tome alguns cuidados, como: manter abertas portas, janelas, vitrôs e cortinas, para facilitar a entrada do inseticida; guardar alimentos, água, utensílios de cozinha, roupas, bebedouros de animais, gaiolas e aquários em local fechado ou manter coberto; retirar e proteger roupas de cama, mesa e banho em uso e retirar do local ou manter coberto os automóveis, bicicletas, triciclos, carrinhos de bebê, andador e outros.

O objetivo da ação é eliminar o mosquito adulto transmissor da dengue e reduzir o número de casos positivos da doença. É fundamental que a população continue com as ações, que devem ser realizadas ao menos uma vez por semana, para eliminar focos do mosquito, como: verificar se a caixa d’água e as lixeiras estão bem tampadas; retirar pratos sob vasos de plantas; limpar as calhas, bandeja coletora de água do ar-condicionado e a bandeja externa da geladeira; tratar a água da piscina, lavar o recipiente e trocar a água dos pets diariamente, entre outros.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!