Ao menos 12 telas dos caixas eletrônicos foram destruídas no fim de semana; agências funcionam parcialmente
Lenildo Silva
Publicado em 08/08/2023, às 21h09 - Atualizado em 09/08/2023, às 08h56
As agências bancárias do Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal, em Bertioga no litoral de São Paulo, foram alvos de atos de vandalismo no fim de semana que resultaram na danificação de diversos caixas eletrônicos.
A única agência do BB, localizada no centro da cidade, teve sua porta de entrada estourada por suspeitos ainda não identificados. De acordo com informações obtidas pela reportagem do Portal Costa Norte, o representante da agência compareceu à delegacia na manhã de ontem (7) para formalizar o crime.
De acordo com o relato do gerente da agência, a porta de vidro de entrada foi danificada com uma pedra na madrugada de sábado (5) e os danos estenderam-se a seis caixas eletrônicos que tiveram as telas destruídas, porém, nenhum valor foi subtraído durante a ação.
Em nota enviada à reportagem nesta terça (8), o Banco do Brasil informou que a agência de Bertioga está funcionando de maneira parcial devido aos incidentes ocorridos no final de semana. O BB confirmou os atos de vandalismo e esclareceu que está empenhado em restabelecer o atendimento completo o mais breve possível.
A instituição financeira ressaltou ainda que suas unidades são equipadas com sistemas internos de monitoramento por câmeras de segurança. Quando atividades ilícitas, tentativas de furto ou atos de vandalismo são detectados, o Banco do Brasil aciona as autoridades policiais e colabora integralmente com as investigações.
A menos de 2 quilômetros de distância do BB, a agência da Caixa Econômica do Centro também foi alvo do mesmo tipo de vandalismo e outros seis caixas eletrônicos foram depredados. Fotos enviadas à reportagem pelo fotógrafo Gustavo Dutra mostram as telas completamente danificadas.
Testemunhas relataram que o incidente ocorreu na manhã de domingo (6) quando um homem acometido por esquizofrenia teria sofrido um surto e "atacado" os caixas eletrônicos com o uso de uma pedra. Todos os equipamentos ficaram inutilizáveis.
Procurada pela reportagem, a Caixa não confirmou o relato das testemunhas e disse que informações sobre eventos criminosos em suas unidades são repassadas exclusivamente às autoridades policiais, também afirmou que coopera integralmente com as investigações dos órgãos competentes.
Ainda segundo a nota, os caixas eletrônicos estão indisponíveis e os clientes da sala de autoatendimento foram atendidos nos guichês de caixa da unidade, entretanto a agência funcionou nesta terça-feira (08) no horário regular, das 10h às 15h.
A nota informou ainda que: “Além da agência do Centro, os clientes contam também com as seguintes unidades da Rede de Atendimento Caixa nas proximidades: Agência Maitinga - avenida Anchieta, 3005, Maitinga (funcionamento dos caixas eletrônicos das 6h às 22h); Lotérica Aqui da Sorte - avenida Anchieta, 2141, Loja 39, Centro; Lotérica Boa Sorte de Bertioga – avenida Anchieta, 1994, Centro e Lotérica Baú do Tesouro – avenida Anchieta, 100, Loja 3 (Supermercado Semar), Centro”.
À reportagem, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que o caso do Banco do Brasil foi registrado como dano ao patrimônio público na Delegacia Sede de Bertioga. Até o momento, as investigações seguem em curso para identificar os responsáveis pelos atos. Não obtivemos retorno da SSP quando ao caso envolvendo a Caixa Econômica Federal.
Lenildo Silva
Cursa jornalismo na Faculdade Estácio
Comentários