Avenida 9 de Abril tem novo radar

Costa Norte
Publicado em 10/06/2016, às 14h51 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h16

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

*Foto: Divulgação

O novo radar está instalado na avenida 9 de Abril, próximo à Estação das Artes, no semáforo do entroncamento da avenida Martins Fontes. A iniciativa se fez necessária diante da análise do número de acidentes no local, superior a 40 nos últimos 12 meses, levando-se em conta que, nas imediações, ficam o pronto-socorro central, o Hospital Luiz Camargo da Fonseca e Silva (Hospital Modelo) e pontos de ônibus de grande fluxo. O equipamento passou por aferição pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e vai autuar os motoristas que transitarem acima da velocidade permitida (40km/h).

A Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT) informa que manteve o equipamento funcionamento por quase 30 dias apenas para as realizações de testes e também para adaptação dos usuários. De acordo com o superintendente substituto da companhia, Flávio de Mattos, o objetivo do dispositivo é educar os motoristas, proporcionando maior segurança, e reduzir o número de acidentes que foram registrados nos últimos meses na via.

Dúvidas sobre a velocidade de 40km/h do local – O assessor de engenharia de tráfego da CMT, Valtemir Ribeiro, afirmou que a velocidade naquele trecho da avenida 9 de Abril não foi reduzida por causa da implantação do radar. Ribeiro explicou que a ação da companhia foi monitorar a via para reduzir os acidentes e proporcionar mais segurança para todos.  “Em alguns pontos da avenida 9 de Abril é permitida a velocidade de 50km/h, contudo, próximo ao hospitais, comércios, posto de gasolina, pontos de ônibus, como é naquele local, não há duvida que a velocidade segura é de 40km/h” - ressaltou.

Segundo Ribeiro, o local sempre foi sinalizado com placas com a mesma velocidade permitida, portanto, a única alteração será a implantação do equipamento de segurança.​​

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!