Audiência pública sobre saúde tem grande participação popular

Costa Norte
Publicado em 07/03/2016, às 07h57 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h03

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

*Foto: JCN

Por Marina Aguiar

O relatório de ações do terceiro quadrimestre de 2015 da Secretaria da Saúde foi apresentado pela secretária Maria José Sanz Sogayar, a Chiquita, na noite de segunda-feira, 29. Embora não estivesse ocupando o cargo na época, fez um balanço das atividades e respondeu aos questionamentos de vereadores e munícipes.

A audiência contou com grande participação popular; cerca de 50 pessoas acompanharam e cobraram explicações da pasta. A vereadora Valéria Bento (PMDB), por exemplo, solicitou informações sobre o atraso no pagamento de salários dos médicos da UPA. "Conversei com a coordenadora Márcia, do Instituto Corpore, e ela informou que a prefeitura não está repassando os valores para a empresa gestora".

Chiquita, por sua vez, afirmou que o Executivo está em dia com suas obrigações. "Não somos nós que pagamos os médicos e, sim, o Corpore. E eles estão recebendo", relatou a secretária, que se dispôs a fazer uma reunião com todas as partes.

Outros participantes apresentaram queixas. Silsan Araújo de Paula Sereno, enfermeira e secretária do Conselho de Saúde, reclamou do descaso no desaparecimento das cadeiras de roda doadas para o Hospital de Bertioga. "Desde a última reunião do Conselho, não fomos informados sobre o que seria feito. Uma comissão seria formada, mas, até a quinta-feira (29/2) nada foi dito".

A secretária confirmou o desaparecimento. "Elas são do tempo em que a Fundação ABC geria o hospital e nós não temos nenhuma documentação da doação". O caso segue sob investigação da Secretaria de Saúde.

O médico Rodrigo Betarelli destacou a troca de médicos após cirurgias realizadas no hospital. "O paciente é atendido por um médico em um dia e por outro no dia seguinte. Se ele tiver que tirar dúvidas, isso ficará vago, pois o profissional não o está acompanhando", relatou.

Segundo a secretária de Saúde, este é um procedimento padrão em todos os hospitais públicos do país. "Os médicos fazem plantões de 24 horas e trabalham em várias cidades. Mas isso não causou problemas aqui”.

Moradores realizam manifestação pacífica contra Chiquita

Durante o programa Café da Manhã de sexta-feira, 4, moradores do bairro Vista Linda realizaram uma manifestação pacífica, com cartazes, em frente à sede do Sistema Costa Norte. A entrevistada foi a secretária de Saúde e os manifestantes pediam respostas sobre a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro.

O equipamento deveria ser entregue em maio de 2015, mas precisou ser adiado por falta de energia elétrica e revisão do projeto. "É o nosso dinheiro sendo jogado fora", exclamou o aposentado Arnaldo Schmolzer. "Já falamos sobre isso em outra reportagem. Mas é importante que seja inaugurado. Viemos para saber quando vai ser inaugurado", reivindicou o comerciante José Cândido da Silva.

A corretora de imóveis Esmeralda Ribeiro Vieira da Silva elogiou a estrutura do prédio. "Foi muito bem feito, com todas as condições, só que o abandonaram com todo equipamento dentro. Nós fomos até o local e tem até um criadouro de dengue lá na frente", lamentou.

De acordo com a secretária, o problema é elétrico. Ela informou que a Elektro, empresa responsável pelo fornecimento de energia em Bertioga, demorou meses para ligar um cabo de alto custo e que agora está em fase de testes. "A energia está ligada, mas não se podem iniciar os atendimentos se todos os equipamentos não forem testados". Chiquita  afirmou que a UPA será entregue dentro de um mês.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!