OPERAÇÃO VERÃO

À espera de 5 milhões de turistas, litoral de SP recebe 3.000 policiais para temporada de verão

Praia Grande, Guarujá e Santos recebem maiores efetivos

Da redação
Publicado em 20/12/2022, às 16h19 - Atualizado às 17h15

FacebookTwitterWhatsApp
Praia de Santos durante temporada de verão do ano passado 2  - À espera de 5 milhões de turistas, litoral de SP recebe reforço de 3.000 policiais para temporada de verão - Imagem: Reprodução / Alexsander Ferraz / A Tribuna
Praia de Santos durante temporada de verão do ano passado 2 - À espera de 5 milhões de turistas, litoral de SP recebe reforço de 3.000 policiais para temporada de verão - Imagem: Reprodução / Alexsander Ferraz / A Tribuna

Três mil e oito policiais militares começam a reforçar a segurança das cidades do litoral de São Paulo a partir desta quarta (21) até o final de fevereiro de 2023, na Operação Verão. Deflagrada anualmente durante a alta temporada, a operação desloca agentes de outras delegacias de SP para atuarem na costa paulista junto dos efetivos locais. 

Estima-se que, no período, a região receba cerca de 5 milhões de visitantes - mais de duas vezes sua população fixa de 1,9 milhão de habitantes - com picos de concentração de turistas no Natal e Ano-Novo.

Segundo informações das prefeituras desta terça (20), a maior parte do efetivo policial vai se concentrar nas cidades da Baixada Santista, que devem receber 2.286 agentes.

Outros 722 policiais vão se concentrar nas cidades do litoral norte. O número de agentes alocados na costa norte, segundo as gestões municipais, é maior que os 600 anunciados pela Polícia Militar.  

Recebem os maiores efetivos, Praia Grande, com reforço de 500 policiais, Guarujá, com 450, Santos, com 330, e São Vicente, com 292 agentes.

Em Bertioga, o reforço será de 188 policiais; em Itanhaém de 170, e em Mongaguá, de 160; e em Peruíbe, de 150 agentes. Cubatão, que não tem praias, mas é atravessada por todas as rodovias litorâneas, recebe um reforço de 46 policiais.

Entre as quatro cidades do litoral norte, os maiores efetivos se concentram em Ubatuba e Caraguatatuba, com 250 e 241 policiais, respectivamente. São Sebastião recebe 150 policiais e Ilhabela 81.

Em entrevista à TV Cultura Litoral na última semana, o tenente coronel Gustavo Magnani, que comanda as polícias de Guarujá, Cubatão e Bertioga, explicou que os critérios para a quantidade de policiais alocados nas cidades são o tamanho das populações, a dimensão das faixas de areia e a expectativa de visitantes.

Praia de Santos durante temporada de verão do ano passado 2 - À espera de 5 milhões de turistas, litoral de SP recebe reforço de 3.000 policiais para temporada de verão (Imagem: Reprodução / Alexsander Ferraz / A Tribuna)

Estimativas da gestão municipal de Praia Grande apontam que a cidade pode receber 1,5 milhão de visitantes em seus mais de 22 km de praias somente no período entre Natal e Ano-Novo. No mesmo período, são esperados 1,6 milhão de turistas nas quatro cidades do litoral norte.

Rodovia dos Imigrantes 3 - À espera de 5 milhões de turistas, litoral de SP recebe reforço de 3.000 policiais para temporada de verão Rodovia dos Imigrantes congestionada (Foto: Nilton Fukuda / Estadão Conteúdo)

Nas estradas, as projeções também são de alta movimentação. No Sistema Anchieta Imigrantes, que concentra as principais vias que levam ao litoral paulista, a concessionária Ecovias estima um fluxo de até 4,8 milhões de veículos do início desta semana até o final de fevereiro. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!