*Foto: Marcos Pertinhes
A cerimônia em comemoração ao 7º aniversário do Marco da Paz, instalado na praça da Primavera, no bairro Rio da Praia, em Bertioga, realiza-se no próximo sábado, 2, a partir das 9 horas, com a presença do idealizador do símbolo Gaetano Brancati Luigi que, este ano, concorre ao Prêmio Nobel da Paz 2015, por seu trabalho de semear a cultura da paz em todos os continentes.
Professores do Projeto Musicando, desenvolvido pela prefeitura, abrirão a festa com a execução dos hinos Nacional e de Bertioga, entre outras apresentações musicais. O evento, a ser realizado em frente à unidade do Sesc, homenageia pessoas e instituições que se dedicaram à propagação da paz, por meio da atuação em trabalhos de ação social no município. Quatro pessoas serão homenageadas com a réplica do Marco da Paz. Também será assinado o decreto que oficializa, no município, o monumento denominado Marco da Paz.
O símbolo, criado em forma de um arco com uma pomba e um sino, foi idealizado por , membro da Associação Comercial de São Paulo e nascido na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. A proposta de criação do marco surgiu a partir de um pensamento que Brancati Luigi teve aos 8 anos de idade, após o término do conflito, ao presenciar pessoas de várias partes do mundo unindo-se em praças públicas para ouvir o toque de sinos.
Depois de 50 anos, foi inaugurado o primeiro monumento no Pátio do Colégio, na capital paulista. O Marco da Paz encontra-se em mais duas cidades paulistas: Aparecida do Norte e Bertioga, na qual o marco tem quatro metros de altura e um sino de bronze. No exterior, o Marco da Paz encontra-se no México (nas cidades de Hidalgo, Laguna-Oaxaca e Cidade do México); Argentina (Mendoza); Uruguai (Punta del Este); e na China (Xialin).
Comentários