Uma viagem ao fundo do mar, com um visual de tirar o fôlego; um passeio em terra firme para ser desfrutado lentamente
Não tenha pressa ao visitar o Aquário de Santos, aliás, um vez apenas não basta, para desfrutar as maravilhas concentradas neste local de três mil metros quadrados, dos quais 2.214 estão abertos ao público. O tamanho pode assustar mas, uma vez lá dentro, o encantamento toma conta do visitante que vê, recriado, o mundo marinho nas suas formas mais coloridas e exuberantes.
O Aquário de Santos é o mais antigo do país, com 70 anos de existência dedicados não só ao lazer, mas também ao resgate e recuperação de espécies marinhas. Durante estas décadas, milhares de atrações passaram por sua águas sempre bem tratadas. São incontáveis os animais resgatados, que chegaram debilitados e passaram por tratamento no local; a maior parte fica por lá mesmo, especialmente pinguins.
O pinguinário, a bem da verdade, é o local onde as pessoas, especialmente as crianças, passam a maior parte do tempo, tal a beleza e charme dessas aves encantadoras. A gruta refrigerada recria o ambiente natural e dá para sentir a alegria da bicharada em suas evoluções engraçadas.
O outro ambiente disputadíssimo é a morada da grande estrela: o leão-marinho Abaré-inti (Abaré: amigo do homem; e Inti, o deus-sol dos incas), que desfruta do privilégio de viver no maior ambiente do aquário, com 80m² e 450 mil litros de água salgada. Ficar a alguns metros desse gigante amistoso é impagável; não dá para sair de lá.
Outro protagonista famoso, mas não tão bem-quisto é um tubarão-lixa, espécie em extinção, que desfruta de um tanque com 80 mil litros de água atenciosamente tratada. Assusta e atrai ao mesmo tempo.
O Aquário possui 32 tanques nos quais vivem pinguins, moreias, estrelas-do-mar, eremitas, anêmonas, caranguejos-eremitas e uma infinidade de espécies de peixes. Você não apenas os admira, mas passa a conhecer as características de cada uma, graças aos monitores que percorrem o local ao lado dos visitantes, aptos a fornecer informações mais detalhadas.
Tire uma manhã ou uma tarde, sem pressa; a riqueza de detalhes em cada tanque merece ser apreciada, em alguns casos até tocada, num tanque interativo no qual se pode tocar em alguns animais marinhos.
O Aquário de Santos fica na praça Vereador Luiz La Scala s/nº - Ponta da Praia, e funciona de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h. Abre aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 20 horas. O ingresso custa R$8 e a bilheteria encerra meia hora antes do fechamento do parque.
Quando há atracação de cruzeiros marítimos, o aquário abre também às segundas-feiras e fecha na terça-feira subsequente, para manutenção. Mais informações: (55 13) 3278 7830.